Empresas comprometidas com a qualidade dos produtos e serviços ofertados priorizam a pesquisa de satisfação de clientes, uma vez que, por meio dela, é possível acompanhar os resultados alcançados no mercado e a competitividade do negócio.
A partir destes resultados, a empresa consegue medir o nível de sucesso do negócio, reconhecer falhas e modificar suas estratégias comerciais. Assim utilizando as informações coletadas como pré-requisitos para a definição de novos planos de marketing.
Como a Pesquisa de satisfação de clientes é feita?
Por meio de entrevistas (estas podem ser através de questionários físicos ou virtuais) é possível coletar informações precisas sobre as necessidades do público-alvo, aceitação do produto, identificação com a marca, influência da concorrência e outros dados relevantes.
Um ponto chave é a elaboração do questionário, pois só assim você conseguirá ter as respostas para o que realmente precisa. No mercado existem vários modelos prontos, mas é necessário customizar para cada negócio.
Outro dado importante é que o cliente, ao responder uma pesquisa de satisfação, acredita que melhorias na empresa acontecerão. Mas se nada for feito, a expectativa do cliente não será atendida e o projeto será um “tiro no pé”. Portanto, não se esqueça de dar uma devolutiva dizendo o que pretende fazer para melhorar os pontos de melhoria detectados.
O processo adotado pela Qualylife
A Qualylife oferece o serviço de “Pesquisa de Satisfação de cliente” através de três passos:
- Elaboração do questionário de pesquisa;
- Aplicação de pesquisa;
- Tabulação dos resultados e elaboração do relatório.
*Se o cliente desejar, podemos ajudar também na elaboração de plano de ações após os resultados!
Desde de 2003 no mercado, a Qualylife já ajudou inúmeras empresas na aplicação e planos de ação. Uma vez que sempre traz as melhores técnicas e consultores especialistas em satisfação do cliente.
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Autor: Willian Araujo (Marketing – Qualylife).