• Um pouco sobre Liderança

    Um líder possui diversas atividades em seu dia a dia, dentre elas estão: definir processos e metas, trazer bons resultados para a organização, gerenciar sua equipe, tomar decisões importantes, entre outras coisas.

    Mas, a mais importante delas é criar um ambiente e condições para a prosperidade. Sua própria, da empresa em que trabalha e de sua equipe.

    E para que tudo isso se torne possível, ele precisa saber trabalhar com pessoas!

    Ou seja, além de possuir a missão de cumprir com objetivos da empresa, entregando um trabalho de qualidade e superando os desafios encontrados no caminho, ele precisa saber lidar com pessoas, motiva-las e inspira-las constantemente para que elas realizem suas tarefas de forma eficaz, mas respeitando diferenças, desenvolvendo potenciais e alinhando objetivos pessoais aos da organização.

    Nem todos os líderes possuem o mesmo perfil, características e a mesma forma de trabalhar, conheça alguns dos perfis mais comuns, entendendo que, muitos líderes também apresentam perfis híbridos e podem ajustar seu comportamento e atitudes às circunstâncias, abaixo alguns deles:

    Líder Autocrático: Baseado no estilo “chefe”, centro de todas as decisões e não aceita que os liderados participem destes momentos.

    Líder Democrático: Motiva a equipe expressar as opiniões, participando das decisões. Ele aposta no desenvolvimento profissional das pessoas e um ambiente saudável de trabalho.

    Líder Liberal: O líder permite que as decisões sejam tomadas pelo grupo, pois vê maturidade nos profissionais, porém, pode ocorrer erros com mais frequência.

    Líder Situacional: O líder se adapta diante das circunstâncias encontradas, frequentemente avalia seus liderados, alterando seu estilo de liderança quando necessário.

    Líder Coaching: Se baseia nas pessoas e nos resultados, utilizando técnicas de coaching. São conhecidos como mentores, pessoas empáticas e auxiliam no desempenho de suas equipes.

    Trabalhar habilidades, estados de espírito, condições e características torna-se importante para se obter um bom desempenho na função, alcançando o sucesso e conseguindo destaques na organização. Abaixo 10 itens que devem ser desenvolvidos e praticados.

    1. Comunicação

    Saber se expressar com clareza e sucintamente é o primeiro ponto, passar informações corretas sem gerar ruídos é um desafio muito grande, principalmente em grandes equipes.

    É preciso se comunicar bem de todas as formas, em conversas individuais, reuniões departamentais, pessoalmente, por e-mail, telefone ou redes sociais e independente da situação, seja em tarefas simples do dia a dia ou específicas, em momentos turbulentos.

    E mais importante que isso: saber ouvir, mais do que falar!

    2. Motivação

    Nos dias de hoje, os colaboradores não levam em conta apenas o salário (apesar de ser muito relevante), eles precisam se sentir bem no ambiente de trabalho, por isso uma das tarefas do líder é inspirar e motivar os funcionários, para que eles trabalhem cada vez melhor!

    Há várias formas de se fazer isso, uma delas é recompensar esforços extras, com benefícios ou elogios, por exemplo.

     3. Delegação

    Líderes não devem centralizar as atividades em uma única pessoa, distribui-las garante agilidade e reduz os prazos de entrega.

    Identifique as habilidades e pontos fortes de cada pessoa e distribua os deveres individualmente, desta forma o líder se concentra em obrigações importantes e mantém a operação em frequente ação.

    4. Positividade

    Positividade é uma atitude simples e ajuda a criar um ambiente de trabalho leve e saudável, inclusive em períodos estressantes.

    Ter uma conversa descontraída com a equipe de vez em quando não faz mal nenhum, pelo contrário, um ambiente agradável e positivo aumenta a produtividade e disposição.

    5. Confiabilidade

    Os funcionários precisam se sentir à vontade para levar problemas e preocupações ao chefe. Por isso, é muito importante que um líder demonstre integridade.

    As pessoas só confiam em quem respeitam!

    6. Criatividade

    É preciso, “pensar fora da caixa”, ser criativo para buscar soluções não convencionais, transformando o trabalho em algo inovador e que se diferencie no mercado.

    7. Feedback

    Dê tempos em tempos é necessário dar um retorno para seus funcionários em relação a sua performance. Leve em consideração as tarefas designadas e como anda o desempenho em cada uma delas, isso irá ajudar o colaborador a trabalhar em seus pontos fracos.

    8. Responsabilidade

    O líder responde por ações realizadas por toda sua equipe, ele é o responsável pelas pessoas e tarefas do projeto em que atuam. Seja o projeto um sucesso ou fracasso ele que está à frente, para isso precisa estar disposto a aceitar o erro quando algo não vai bem.

    Jogar a culpa em outras pessoas fazem com que percam o respeito por você, então aceite o erro e busque por soluções eficientes.

    9. Comprometimento

    Sempre siga em frente com o que foi combinado com a equipe. Se você prometer uma festa de comemoração por algum objetivo alcançado, deve cumprir a promessa. Você não pode esperar comprometimento da equipe com seu trabalho e suas funções se não der o exemplo.

    10. Flexibilidade

    Imprevistos sempre acontecem no trabalho. Para ser o líder que as empresas procuram, você deve aceitar as mudanças e lidar bem com elas, sempre buscando soluções criativas para resolver os problemas.

    Além disso, você precisa estar aberto para ouvir sugestões e feedbacks da equipe. Se alguém estiver insatisfeito com algo, você deve estar acessível para ouvir e disposto a promover mudanças. 

    Agora que você já conhece os tipos de líderes e as habilidades mais requisitadas desta função, que tal aprender mais em nosso curso de liderança? Treinamento In Company para seu time de líderes!

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