A auditoria é um procedimento cujo objetivo é verificar cuidadosamente a documentação da empresa para averiguar se as informações estão de acordo com as normas e procedimentos definidos e se são necessárias alterações ou correções.
É importante que as organizações entendam a classificação das auditorias e para que servem. Vamos entender mais a respeito?
Auditoria de primeira parte
As auditorias de primeira parte são conhecidas como as auditorias internas. Geralmente são realizadas pela própria empresa, que seleciona colaboradores, treina-os para auditar os próprios sistemas, processos e procedimentos, com a fidelidade de garantir que os parâmetros do sistema de gestão sejam seguidos corretamente.
As auditorias internas fornecem informações assertivas, uma vez que realizada por profissionais que já conhecem o processo, contexto e o setor a ser auditado promovem um diagnóstico preciso com as informações necessárias para a melhoria contínua.
Esse processo deve ser visto como uma oportunidade de a empresa como um todo desenvolver e aprimorar seus processos, de forma a evitar novos erros, fraudes e irregularidades, podendo também corrigir pontos que em algum momento passam despercebidos.
Existem empresas que optam por terceirizar suas auditorias internas, para evitar que ocorra conflito de interesse ou que fatores pessoais interfiram no processo de auditoria, prejudicando os resultados da organização.
Auditoria de segunda parte
As auditorias de segunda parte são auditorias externas realizadas nos fornecedores da empresa, seu objetivo é avaliar a conformidade do sistema, requisitos legais e/ou contratuais da empresa que será contratada, de forma a garantir as necessidades e expectativas da empresa contratante.
Podem ser avaliados: organização e qualificação dos recursos humanos; cumprimento da legislação; gestão e controle da qualidade; política ambiental; localização e acessos às instalações; concepção e desenvolvimento do produto; compras; recebimento de matérias-primas; produção e acondicionamento do produto final; condições do trabalho (segurança, higiene, limpeza); expedição e tratamento de reclamações, rotina da empresa e execução de processos ou outros fatores que afetam a qualidade de entrega dos produtos ou serviços contratados.
Auditoria de terceira parte
Já a auditoria de terceira parte pode ser definida como auditoria externa de certificação, onde é feita por um auditor independente que tenha aptidão para atestar que a organização estabeleceu um sistema de gestão que segue as normas ou regulamentos estabelecidos, verificando se foi implementado, documentado e mantido de acordo com determinada norma, a fim de receber uma certificação no final.
Se nas auditorias de segunda parte são avaliados critérios de uma empresa perante a outra; na de terceira é avaliado a conformidade dos processos frente a uma norma ou regulamentação.
Enfim, independente de qual auditoria será realizada em sua empresa, saiba que é será de grande contribuição para o crescimento de seu negócio e reconhecimento no mercado perante sua concorrência.
Precisa de ajuda para auditar sua empresa? A Qualylife é especialista em auditorias, marque uma reunião conosco e apresente suas necessidades!
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!
qualylife.com.br
(11) 93749-0386
qualylife@qualylife.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/qualylife_oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/Qualylifepage
YouTube: https://www.youtube.com/user/qualylifeconsultoria
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/10774682/
Pinterest: https://br.pinterest.com/qualylife1/
Twitter: https://twitter.com/_qualylife
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@qualylife_oficial