Ter clientes satisfeitos é extremamente gratificante para qualquer negócio, eles são a base do negócio e manter as avaliações da empresa em alta ajuda a ter um bom posicionamento no mercado, mas manter constantemente essa realidade exige saber se relacionar muito bem com os clientes.
Mas sabemos que clientes 100% satisfeitos nem sempre é o que ocorre na realidade, e quando acontece uma insatisfação é preciso saber lidar, pois muitas empresas ainda tem dificuldade em ouvir e tratar o cliente de forma adequada, por este motivo preparamos um post sobre como lidar com os clientes insatisfeitos. Continue lendo e veja as dicas valiosas!
Esteja disposto a ouvir
Quando o cliente se sente insatisfeito com algo ele tem a necessidade de falar, ele precisa desabafar sobre os problemas encontrados e tudo o que o desagradou, neste momento apenas ouça, independente se a reclamação for simples de ser resolvida ou algo mais absurdo.
Mantenha a calma, preste atenção na forma como ele se expressa e no que está dizendo, se precisar, anote as principais informações para ajudá-lo na busca de soluções.

Peça desculpas e demostre empatia
Nunca se esqueça que sinceridade, respeito e educação são regras básicas para a convivência social, então se errou peça desculpas pelo ocorrido e desconforto gerado.
Aqui a empatia é importante! Procure ouvir o que seu cliente sente afim de compreender melhor sua opinião e emoções, pois ele saberá se você realmente está disposto a ajudá-lo.
Lembre-se: não leve críticas para o lado pessoal, seu cliente está passando por um momento turbulento e encontra-se chateado e estressado!
Mão na massa!
Hora de buscar soluções para o problema detectado.
Procure resolver as pendencias com agilidade, não prolongue prazos, crie um plano de ação e utilize estratégias ao seu favor.
A fidelização do cliente está em jogo, então dedique-se em oferecer soluções plausíveis e reais!
Feedback pós-atendimento
Após solucionar o problema do cliente, entre em contato novamente e questione se está tudo ocorrendo conforme o combinado e há necessidade de alguma outra assistência, dessa forma o relacionamento entre o cliente e a empresa ficam mais estreitos.
Isso demonstra preocupação com o atendimento ao cliente e permite aprimorar os serviços e produtos cada vez mais.
Enfim, hoje você aprendeu como lidar com clientes insatisfeitos, agora coloque as ações em prática e obtenha um relacionamento com o cliente mais saudável e duradouro.
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