Se você está se perguntando para que serve uma pesquisa de satisfação, sua utilidade é muito maior do que medir o nível de satisfação e comprometimento de seus clientes, é uma ferramenta muito mais completa e dinâmica que permite obter informações valiosas para que cada aspecto do seu produto ou serviço melhore e ofereça uma experiência de qualidade para seus usuários ou clientes.
Entre os benefícios de uma pesquisa de satisfação estão:
• Avaliar o desempenho de um produto ou serviço;
• Identificar novas oportunidades de melhoria;
• Pesquisa para novos lançamentos de produtos ou serviços;
• Melhore a experiência de atendimento ao cliente;
• Meça a fidelidade dos clientes de sua empresa;
• Colete opiniões sobre o produto, serviço ou marca;
• Investigue novos interesses ou perfis de seus clientes;
• A retenção dos seus clientes torna-se mais fácil, conhecer um cliente e as suas necessidades aumenta a sua fidelização com a sua empresa.
Por que devo realizar uma pesquisa de satisfação do cliente?
Os aspectos mais essenciais em relação aos benefícios das pesquisas de satisfação em sua empresa são avaliar os pontos fortes e fracos em cada uma das áreas de sua organização, reconhecendo que cada departamento tem necessidades diferentes e, portanto, exige soluções diferentes.
Mas, mais profundamente, permitirá garantir o atendimento de seus clientes em cada um dos pontos de contato de atendimento que eles têm em sua experiência de compra, ao mesmo tempo em que você poderá coletar dados sobre sua fidelidade e saber se eles recomendariam seus produtos ou serviços, serviços para outras pessoas com o mesmo perfil ou um novo para atender e não menos importante, pesquisas de satisfação promovem transparência e simpatia de sua marca perante os demais, gerando uma imagem de comprometimento com o serviço que você está prestando e uma interesse evidente para seus clientes.
Como aplicar uma pesquisa de satisfação na sua empresa?
Todos os benefícios já mencionados só podem ser obtidos aplicando uma pesquisa de satisfação de forma concisa e correta, com uma metodologia eficiente e comprovada já em prática, reconhecendo que cada marca, produto ou serviço precisa de um determinado tipo de resposta para atingir os objetivos estabelecidos para a pesquisa.
Por este motivo, deixamos-lhe 5 práticas recomendadas para que a pesquisa de satisfação obtenha os melhores resultados possíveis:
- Defina uma metodologia a ser aplicada em sua pesquisa de satisfação.
Há sempre várias formas de abordar o mesmo problema e este é o primeiro passo para definir como seus clientes serão abordados com sua pesquisa, a metodologia vai desde o formato do questionário, a escolha das perguntas e o volume de informações solicitadas até o forma de divulgação da pesquisa.
2. Defina os objetivos da sua pesquisa de satisfação e os resultados esperados.
Para que a pesquisa de satisfação seja bem-sucedida, os objetivos devem estar claros desde o início, esses objetivos podem ser totalmente diferentes dependendo do serviço ou produto que o representa.
Neste momento a questão chave é: o que você pretende avaliar com a aplicação desta pesquisa? Com esse objetivo claro, as respostas podem ser usadas para confirmar as suspeitas para as quais você realizou a pesquisa ou revelar um novo cenário completamente diferente do esperado.
3. Crie um questionário com perguntas claras.
Um dos pontos-chave de qualquer pesquisa de satisfação é justamente o questionário de perguntas, não é necessário fazer todas as perguntas, mas se for necessário saber o que perguntar, essas perguntas podem ser tanto qualitativas quanto quantitativas, sempre visando o seu objetivos, o número de perguntas também deve ser levado em consideração para não desencorajar o público a responder.
Recomenda-se que a pesquisa seja breve, com um conjunto de perguntas objetivas, com respostas sim ou não em escalas numéricas, perguntas qualitativas e respostas abertas que permitam conhecer pessoalmente a ideia clara do seu cliente.
4. Analise os resultados da sua pesquisa de satisfação e defina ações a partir deles.
A aplicação da pesquisa de satisfação só pode ser considerada concluída quando os resultados forem analisados e utilizados para estabelecer um plano de ação para melhorar o andamento, os serviços e os produtos da empresa. Essas ações devem ser realizadas a curto, médio ou longo prazo.
Aplicar uma pesquisa de satisfação e não fazer nada com seus resultados é perder todo o seu trabalho e desperdiçar uma oportunidade incrível de crescimento para o seu negócio.
5. Procure apoio profissional.
Atualmente existem muitas empresas que prestam este serviço de forma profissional, com pessoal altamente qualificado em pesquisas de mercado e que lhe oferecem cobertura total em todo o processo de avaliação da satisfação dos seus clientes e análise das respostas obtidas para estabelecer um plano de ação, na Qualylife somos especialistas em pesquisas de satisfação e podemos ajudá-lo em todas as etapas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as pesquisas de satisfação, já viu a sua importância dentro do seu negócio?
As pesquisas servem como termômetro dentro da empresa, sempre oferecendo inúmeras possibilidades de melhoria. Ainda não sabe como fazer? Contate-Nos. www.qualylife.com.br