• A IMPORTÂNCIA DE UMA PROPOSTA DE VALOR EM SUA EMPRESA.

    Uma proposta de valor é a promessa de valor que um cliente espera receber de uma empresa. É mais do que apenas uma descrição do produto ou serviço: é a solução específica que sua empresa fornece a um cliente, e que um concorrente não pode oferecer.

    É um identificador único do seu serviço e basicamente a razão pela qual seus clientes adquirem o que você vende, acima da sua concorrência, a proposta de valor deve ajudá-lo a diferenciar dentro do seu mercado e não é apenas um slogan ou uma declaração que “faz você diferente” ou sua missão como empresa.

    Sua proposta de valor mergulha nos problemas que você quer resolver para os compradores e o que faz do seu produto ou serviço a solução perfeita.

    Mostrar aos seus clientes o que sua empresa pode oferecer é indispensável para engajá-los. A promessa de valor relaciona os aspectos mais marcantes de uma empresa e a posiciona entre seus consumidores, o que melhora sua capacidade de resolver os problemas que eles têm.

    Tudo isso é mostrado em conteúdo objetivo, transparente e criativo. Um novo negócio requer uma série de esforços, planejamento e, principalmente, um grande posicionamento perante o mercado e o público. Uma parte fundamental disso é proposta de valor, uma ferramenta estratégica e simples que tem uma alta capacidade de gerar engajamento nas pessoas interessadas pela empresa, no entanto, para ter a eficiência necessária ela precisa ser bem construída, sendo o primeiro passo para mostrar como sua empresa pode satisfazer um cliente de nicho de forma eficiente e precisa.

    Abaixo, vamos lhe mostrar todos os fundamentos para que você construa uma promessa de valor estável e objetiva:

    Quais são os fundamentos de uma proposta de valor?

    Uma proposta de valor tem parâmetros fundamentais e conceituais em sua construção para ter um bom desempenho quando chega ao consumidor.  Ao atender a esses requisitos, você pode confirmar que sua proposta de valor tem uma base sólida e é capaz de provocar engajamento.

    1. CLAREZA: Quanto mais clara, mais fácil será transmitir a mensagem ao consumidor. Seja objetivo sobre a missão da sua empresa ao oferecer um serviço ou produto.
    2. LINGUAGEM: Quando você sabe com quem está falando, você naturalmente se comunica de maneira adequada e a linguagem tem um impacto direto sobre como as pessoas irão compreender sua mensagem, com a linguagem adequada sua empresa estará mais próxima de seu público, com uma abordagem mais natural e assertiva.
    3. TRANSPARÊNCIA: A proposta deve ser totalmente adequada e baseada no que a empresa faz, sem exagerar suas qualidades, caso contrário, pode resultar em uma fuga da realidade. Tenha sinceridade e objetividade ao descrever como os serviços ou produtos podem ajudar a resolver as necessidades desse público-alvo.
    4. ENDEREÇO: Deve direcionar o consumidor para o que ele vai encontrar em contato com sua empresa, esta é a melhor maneira de ser objetivo nesse contato com a proposta de valor, que muitas vezes pode ser o primeiro conteúdo que essa pessoa consome em um relacionamento com a empresa.

    Levando em conta esses pilares,

    Como você constrói uma proposta de valor para sua marca?

    Existem quatro elementos principais de uma proposta de valor: o título, a legenda, os tópicos e um elemento visual.

    1. TÍTULO: Descreve o benefício que o cliente receberá como resultado de fazer uma compra em seu negócio, pode ser criativo e atraente, mas acima de tudo deve ser claro e conciso.
    2. LEGENDA: Deve explicar em detalhes o que sua empresa oferece, para quem ela serve e por quê. Neste momento você pode expandir as informações do título.
    3. TÓPICOS: São tópicos em que a empresa destacará os principais benefícios do produto, indicando como atende às necessidades do consumidor, eles têm o poder de chamar a atenção do leitor, pois se destacam do resto do texto.
    4. ELEMENTO VISUAL: Devem ser usados para dar mais ênfase a promessa de valor, sempre ilustrando a ideia que é abordada no conteúdo escrito. O importante é que a mensagem principal seja reforçada, e em alguns casos, um vídeo, infográfico ou imagem pode transmitir sua mensagem melhor do que apenas palavras.

    Para escrever uma proposta de valor, basta seguir os seguintes passos:

    1. Identifique o principal problema do seu cliente;
    2. Identifique todos os benefícios que seu produto oferece;
    3. Descreva o que torna esses benefícios valiosos;
    4. Conecte o valor da empresa ao problema do seu comprador;
    5. Diferencie-se como o provedor preferido desse valor.

    Agora que está claro os passos e elementos de uma promessa de valor, deixamos algumas táticas que é interessante levar em conta:

    1. Realize uma pesquisa para descobrir a proposta de valor de seus concorrentes;
    2. Explique o valor de seus produtos e serviços;
    3. Descreva os benefícios que seu cliente ideal experimentará ao escolher seu produto ou serviço em comparação com a concorrência;
    4. Desenvolva uma proposta de valor única para cada persona compradora;
    5. Teste sua proposta de valor com seu público usando vários canais de marketing.

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