Ter as estratégias de amostragem é fundamental para o momento da realização de pesquisas de mercado, neste artigo apresentaremos em que consistem, qual classificação existente e qual é a sua importância dentro do processo de pesquisa.
Quais são as estratégias de amostragem?
Uma estratégia de amostragem é um plano que é estabelecido para garantir que a amostra de pesquisa utilizada em um estudo represente efetivamente a população, deve oferecer a confiança e a resolução necessárias para poder fazer as inferências apropriadas. Em alguns tipos de estratégias de amostragem, é possível calcular por procedimentos estatísticos a margem de erro dos dados obtidos das referidas amostras.
Tipos de estratégias de amostragem:
As estratégias de amostragem podem ser classificadas como não probabilísticas ou probabilísticas:
Estratégias de amostragem não probabilística
A amostragem sem probabilidade é utilizada quando o local de amostragem de interesse já é conhecido ou nos casos em que não há necessidade de amostrar em outro lugar. Aqui, os elementos que compõem a amostra são selecionados usando métodos não aleatórios. Esse tipo de amostragem é menos provável de produzir amostras representativas.
Os três principais métodos dessa estratégia são:
- Amostragem de conveniência:
É uma técnica utilizada para criar amostras de acordo com a facilidade de acesso, a disponibilidade de pessoas para fazer parte da amostra, em um determinado intervalo de tempo.
- Amostragem por cotas:
É um método no qual os pesquisadores podem formar uma amostra envolvendo indivíduos representando uma população e que são escolhidos de acordo com seus traços ou qualidades.
- Amostragem intencional:
Trata-se de uma técnica de amostragem na qual o responsável pela realização da pesquisa conta com seu próprio julgamento para escolher os membros que farão parte do estudo.
Estratégias de amostragem probabilística
A amostragem probabilística baseia-se em considerações estatísticas e é útil quando só é possível amostrar uma pequena porcentagem do conjunto global , esse tipo de amostragem envolve um processo seletivo no qual cada elemento da população tem uma probabilidade igual e independente de ser selecionado.
Os quatro métodos dessa estratégia são:
- Amostragem aleatória simples: Utilizada quando os membros da população são semelhantes entre si em variáveis importantes, é a coleta arbitrária de amostras que têm a mesma probabilidade de serem incluídas;
- Amostragem estratificada: Esta amostragem é utilizada quando a população é heterogênea e contém vários grupos diferentes, alguns dos quais estão relacionados ao tema do estudo;
- Amostragem sistemática: Esse tipo de amostragem é feito em áreas menores subdivididas da área original, geralmente quando os membros da população são semelhantes entre si em variáveis relevantes;
- Amostragem sistemática da rede: Utilizada quando a população é composta por unidades e não indivíduos.
Importância de ter uma estratégia de amostragem
Os pesquisadores atuam em condições onde o erro é possível, por isso é importante ter uma estratégia de amostragem que forneça um plano do que e onde medir, quantas unidades de amostragem coletar, o período de tempo em que as unidades devem ser coletadas e a frequência da amostragem, pode ser conveniente consultar os estatísticos e pesquisadores experientes durante o processo de desenho da amostragem, como uma série de fatores importantes, como aspectos estatísticos e análises, devem ser levados em conta.
Em certos casos, é mais conveniente contratar um provedor para realizar pesquisas qualitativas ou quantitativas que ofereçam e garantam resultados seguros através das melhores estratégias.
Algumas recomendações para fazer uma boa estratégia de amostragem são:
- Uma amostra deve ser grande o suficiente para responder à pesquisa, mas não tão grande que o processo seja exaustivo e caro;
- É importante estimar o tamanho total da amostra, que representa com precisão a população e a variável a ser investigada;
- Quanto maior a amostra, menor o erro amostral e melhor o trabalho que pode ser feito;
- Se as pesquisas forem realizadas por e-mail, o tamanho da amostra deve ser aumentado em 40% a 50% para contabilizar o e-mail perdido e falta de respostas dos sujeitos;
- Não gaste dinheiro na geração de amostras maiores do que o necessário.
Agora que você sabe sobre estratégias de amostragem, como desenvolvê-las e seus incríveis benefícios para seus processos de pesquisa, deixe-nos ajudá-lo! Na QUALYLIFE somos especialistas em pesquisa e colocaremos em prática as melhores ferramentas para realizar suas pesquisas e fornecer a análise mais detalhada possível para suas necessidades Entre em contato conosco: www.qualylife.com.br
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