• O que é um modelo de pesquisa e quais você pode aplicar?

    Nos últimos anos é evidente que a cada dia mais as empresas contam com as diferentes ferramentas de pesquisa para conhecer os gostos, preferências, opiniões ou necessidades de seus clientes e estabelecer ações para a correta tomada de decisão. Para isso, aplicam diversas metodologias, por exemplo, um modelo de pesquisa que serve de guia para criar seu próprio instrumento de pesquisa.

    Um modelo de pesquisa é o formato de perguntas já estruturadas que correspondem diretamente ao seu negócio ou setor por meio do qual você poderá obter os comentários, opiniões, reações e informações necessárias para realizar um estudo de pesquisa sobre seu produto ou serviço.

    Graças à pesquisa de mercado, sua empresa pode obter vantagens incalculáveis ​​sobre a concorrência, pois conhecer a opinião de seus clientes e suas preferências lhe dará as ferramentas necessárias para melhorar seu serviço ou produto dia após dia, a fim de oferecer sempre a melhor experiência ao cliente e o público. Sob este esquema, novas oportunidades de mercado são identificadas. A pesquisa deve ter uma abordagem sistemática e ter um objetivo claro para tomar decisões e aproveitar todas as oportunidades de melhoria. Para isso, diferentes modelos de pesquisa podem ser usados ​​para servir de guia para coletar informações vitais para o nosso projeto.

    Eles podem ser divididos em 3 grandes seções, para clientes, pesquisas de mercado e por setor. Neste post vamos explicar um pouco sobre cada modelo e você pode escolher qual é o correto para aplicar na sua empresa.

    Modelos de pesquisa que você pode aplicar

    Comece a realizar pesquisas com base em seus objetivos de investigação. Escolha um modelo de pesquisa que atenda às necessidades da sua empresa.

    A opinião dos seus clientes é vital! Colete comentários, meça sua satisfação, aumente a retenção e faça com que eles recomendem você.

    1. Pesquisa de Satisfação do Cliente (CSAT): Este modelo de pesquisa ajuda a medir a satisfação do cliente.

    2. Pesquisa de Net Promoter Score (NPS): Através de uma única pergunta é possível avaliar diferentes pontos de contato com o cliente, como a primeira visita, a compra anterior, o pós-venda, interações de atendimento, etc.

    3. Pesquisa de satisfação: Essa pesquisa é específica para avaliar a satisfação do cliente com base no seu produto ou serviço.

    4. Pesquisa de Voz do Cliente (VoC): Este modelo de pesquisa ajuda você a entender a proposta de valor do cliente, como a satisfação com o preço pago, os recursos esperados e a qualidade do serviço recebido.

    5. Pesquisa de atendimento ao cliente: Com esta pesquisa você pode obter informações sobre a qualidade do atendimento prestado pela sua equipe de atendimento aos seus clientes.

    Pesquisas de mercado

    Esse modelo de pesquisa ajuda você a coletar dados sobre o mercado ao qual deseja se candidatar antes de lançar um produto ou serviço e obter informações detalhadas sobre seu segmento ou nicho de mercado por meio de testes demográficos e conceituais.

    1. Pesquisas Demográficas: Uma pesquisa simples e eficaz para coletar informações demográficas sobre seu segmento ou nicho.

    2. Pesquisa para lançamento de um novo produto: Este modelo de pesquisa ajuda você a avaliar primeiro um conceito para avaliar a viabilidade no mercado antes de investir em produção em massa ou lançamento.

    3. Pesquisa para eventos: Eventos, seminários e conferências costumam ser um investimento caro. Por meio desse modelo de pesquisa, avaliei seus participantes para obter um feedback completo do evento, entendendo a satisfação e identificando pontos de melhoria.

    4. Pesquisa de Publicidade: Faça uma pesquisa precisa para avaliar a eficácia de sua campanha publicitária no mercado.

    5. Pesquisa de Análise Conjunta: A Análise Conjunta é de longe o teste de preço mais importante. Usando este modelo de pesquisa, você pode obter a melhor análise de preço para qualquer produto ou serviço.

    Modelos de pesquisas por indústria

    Algumas das pesquisas mais populares são específicas do setor. Estes são alguns dos modelos de pesquisa mais solicitados:

    1. Pesquisa de hotéis: uma pesquisa de hóspedes que ajuda qualquer hotel, resort ou empresa de hospedagem a obter feedback, recomendações e oportunidades de melhoria em sua experiência de estadia.

    2. Pesquisa de Satisfação do Paciente: A satisfação do paciente é tão importante para hospitais e instituições médicas quanto a satisfação do cliente é para outros setores voltados para o cliente. Com esta pesquisa é possível avaliar o nível de atendimento recebido, suas opiniões e satisfação com o atendimento médico e administrativo prestado ao paciente durante sua visita.

    3. Pesquisa para restaurantes de fast food: Este questionário avalia hábitos de fast food e padrões de compra, você pode incluir uma pesquisa de satisfação do cliente e avaliar dois pontos-chave em seu negócio ao mesmo tempo.

    4. Pesquisa de restaurante: Este modelo de pesquisa é usado para avaliar seu negócio em aspectos como comida, ambiente e qualidade do serviço.

    5. Pesquisa de compras pela Internet: Será muito útil avaliar o comportamento de compra, dados demográficos do comprador, hábitos de navegação, seus interesses particulares e experiência em sua loja online, entre outros.

    Agora que você conhece os modelos de pesquisa e viu a importância deles dentro do seu negócio, já sabe qual aplicar na sua empresa? Deixe-nos ajudá-lo, na QUALYLIFE somos especialistas em pesquisa e colocaremos em prática o modelo que melhor se adapta às suas necessidades. Contacte-nos: qualylife.com.br

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