• 6 tipos de perguntas para fazer um questionário eficaz em suas pesquisas de satisfação:

    Uma pesquisa de satisfação eficaz permitirá que você garanta o atendimento de seus clientes em cada um dos pontos de contato de serviço que eles têm dentro de sua experiência de compra, ao mesmo tempo você pode coletar dados sobre sua lealdade e saber se eles recomendariam seus produtos ou serviços para outras pessoas do mesmo perfil ou abordar um novo, e por último, mas não menos importante,  as pesquisas de satisfação promovem transparência e simpatia de sua marca diante de outras pessoas, gerando uma imagem de comprometimento com o serviço que você está prestando e um evidente interesse em seus clientes.

    Neste artigo conheceremos os 6 tipos de questões que podem ser tratadas em uma pesquisa de satisfação para obter os resultados desejados e previamente levantadas nos seus objetivos.

    6 TIPOS DE PERGUNTAS PARA UM QUESTIONÁRIO EFICAZ:

    1. Utilização do produto

    Quando se trata da satisfação do cliente, sua empresa deve coletar feedback sobre seu produto ou serviço, descobrir o quão satisfeitos seus usuários estão com seus serviços ou produtos e oferecerão informações valiosas para melhorar a retenção de clientes.

    Alguns exemplos desse tipo de pergunta que você pode fazer são:

    • O produto/serviço ajuda você a resolver sua necessidade?
    • Há quanto tempo você usa o produto/serviço?
    • O produto/serviço cumpre com seu objetivo?
    • Com que frequência você usa o produto/serviço?
    • Se pudesse, o que você melhoraria?
    • Quais recursos do produto são seus favoritos?
    • Se houvesse um novo recurso que você pudesse sugerir, o que seria e por quê?

    2. Demografia

    Os dados demográficos são essenciais para a sua empresa, pois possibilita a segmentação de clientes em personas compradoras. O agrupamento de clientes de acordo com suas principais características ajuda os funcionários a visualizar o público-alvo.  Ao fazer esses tipos de perguntas, certifique-se de adotar uma abordagem proativa e inclusiva.

    Alguns exemplos desse tipo de pergunta que você pode fazer são:

    • Quantos anos tem?
    • Onde você mora?
    • Qual é a sua situação de emprego?
    • Estado civil?
    • Você tem filhos?
    • Qual é o seu nível de educação?
    • Em qual empresa você trabalha?

    3. Psicográficos

    Questões psicográficas aprofundam questões demográficas, pois revelam informações relacionadas às preferências, hábitos, comportamentos e tendências de seus clientes. Talvez as questões psicográficas sejam informações muito valiosas que lhe dão uma ideia das razões para os hábitos de compra de seus clientes.

    Essas perguntas são fundamentais para pesquisas de satisfação, pois você pode descobrir como atender melhor seus clientes.

    Alguns exemplos desse tipo de pergunta que você pode fazer são:

    • Você prefere comprar online ou presencialmente?
    • Qual é o seu principal motivo para comprar X produto/serviço?
    • Qual seria a principal razão pela qual você não compraria X produto/serviço?
    • Quanto tempo você gasta (insira a plataforma de mídia social que você gostaria de usar para publicidade)?
    • Qual a importância da sustentabilidade para você ao comprar um produto?
    • O que você acha (inserir o tipo de produto/serviço)?
    • O que você não gosta (inserir o tipo de produto/serviço)?
    • Quantas horas por dia você gasta fazendo (insira algo que se relacione com seu produto/serviço)?

    4. Em escala de satisfação

    Às vezes, existem recursos ou aspectos do seu produto/serviço que você deseja receber feedback, mas seus clientes podem não endereça-los diretamente. Nesses casos, é útil ser franco e perguntar aos clientes como eles se sentem sobre esses detalhes específicos.  Primeiro, você deve determinar uma maneira quantificável de medir as respostas.

    Alguns exemplos desse tipo de pergunta que você pode fazer são:

    • Em uma escala de 1 a 10, quão satisfeito você está hoje com sua experiência na loja?
    • Qual a probabilidade de você recomendar (inserir o produto/serviço) para outras pessoas?
    • Avalie sua satisfação com nossa equipe para resolver seu problema.
    • Você sentiu que nossa equipe prontamente respondeu à sua consulta?
    • Quais são as chances de você voltar ao nosso site?

    5. Perguntas abertas

    Perguntas abertas permitem que o participante dê uma resposta dentro de uma caixa de texto. Isso incentiva os usuários a expressarem plenamente suas opiniões, usando a voz do cliente em vez das respostas previamente escritas da empresa e levantar pontos que não foram abordados em questões anteriores.

    Alguns exemplos desse tipo de pergunta que você pode fazer são:

    • Com suas próprias palavras, descreva como você se sente (insira o nome da empresa ou produto aqui).
    • Como podemos melhorar sua experiência com a empresa?
    • Como nossos funcionários podem apoiar melhor os objetivos de sua empresa?
    • Como podemos melhorar sua experiência com o site ou a localização na loja?
    • Qual seria a palavra que usaria para nos descrever e por quê?
    • Você tem algum comentário para nós?

    6. Continuidade

    Na última parte do seu levantamento, é muito favorável incluir perguntas sobre as etapas que serão realizadas após o embarque. Essas perguntas permitem que sua empresa  acompanhe o participante no futuro. Isso é muito útil quando você implementa mudanças e quer obter feedback atualizado dos mesmos clientes que participaram de uma pesquisa anterior.

    Alguns exemplos desse tipo de pergunta que você pode fazer são:

    • Podemos entrar em contato com você para acompanhar essas respostas?
    • No futuro, você estaria disposto a retomar esta pesquisa?
    • Se fôssemos atualizar (inserir o recurso produto/serviço aqui), poderíamos entrar em contato com você para discutir essas alterações?
    • Você estaria disposto a discutir atualizações para o seu produto/serviço?

    Embora medir a satisfação do cliente possa ser complicado, fazer perguntas eficazes pode revelar informações muito valiosas do cliente, e esses 6 tipos de perguntas serão uma ferramenta muito eficaz para obter seus objetivos.

    Agora que você já sabe ainda mais sobre pesquisas de satisfação, como desenvolvê-las e seus incríveis benefícios para seus processos, deixe-nos ajudá-lo, na QUALYLIFE somos especialistas em pesquisa e colocaremos em prática as melhores ferramentas para realizar suas pesquisas e entregar a análise mais detalhada possível para suas necessidades. Entre em contato conosco: www.qualylife.com.br

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