A Escala Likert é uma escala de classificação usada para perguntar a uma pessoa sobre seu nível de concordância ou discordância referente a um tópico específico . É ideal para medir reações, atitudes e comportamentos de uma pessoa.
Ao contrário de uma simples pergunta “sim”/”não”, a escala Likert permite que você classifique as respostas do seu grupo de entrevistados, leva esse nome em homenagem à psicóloga Rensis Likert. Quem definiu uma escala adequada, que surge das respostas coletivas a um conjunto de itens (podem ser 8 ou mais), e o formato em que as respostas são pontuadas em uma faixa de valores. Tecnicamente, uma escala Likert refere-se ao formato em que as respostas são pontuadas dentro de um intervalo definido.
A escala Likert é um dos modelos de medição mais utilizados em pesquisas de mercado para facilitar a análise das opiniões e percepções de um consumidor em relação a uma marca, produto ou serviço. Principalmente nos é útil conhecer o grau de concordância de um respondente em relação a uma determinada questão afirmativa ou negativa; A escala Likert assume que a força e intensidade da experiência é linear, portanto, varia de concordo totalmente a discordo totalmente, assumindo que as atitudes podem ser medidas. As respostas podem ser oferecidas em diferentes níveis de medição, permitindo escalas de 5, 7, até 9 elementos previamente configurados. É importante ter em mente que você deve sempre ter um elemento neutro para aqueles usuários que estão em uma posição média que não concordam nem discordam da marca, produto ou serviço.
Vantagens e desvantagens de usar a escala Likert
Antes de implementar uma escala Likert em suas pesquisas, é importante considerar esses pontos:
Vantagens:
- Podem ser feitas comparações com avaliações anteriores do serviço ou com serviços similares (benchmarking).
- Muito simples e rápido de responder.
- Soma automática de resultados
- Simplicidade de aplicação
- Compatível com técnicas de quantificação de dados
Desvantagens:
- Há estudos científicos que indicam que há um viés na escala, já que as respostas positivas sempre superam as negativas.
- Há também estudos que indicam que os entrevistados tendem a responder “concordo”, pois implica menos esforço mental ao responder à pesquisa.
- Dificuldade em estabelecer com precisão o número de respostas positivas e negativas.
Já conhecendo as vantagens e desvantagens de implementar a escala Likert, então é válido nos perguntarmos o seguinte:
Quando é útil implementar a escala Likert em um questionário?
A escala Likert é uma das mais utilizadas em pesquisas que visam detectar as atitudes, opiniões e intenções dos consumidores para um produto, marca ou serviço específico. As perguntas da escala Likert oferecem opções de respostas aos participantes, que vão de um extremo para outro sendo mais eficazes e claros para obter um feedback preciso e todas as nuances das opiniões reais coletadas.
Um questionário em uma escala de Likert nos diz se um determinado produto, marca ou serviço é percebido como “bom o suficiente” ou mesmo “excelente”, ou se é necessário adaptá-lo sempre pensando em tomar os resultados obtidos como uma forte oportunidade de melhoria, também são úteis para medir o nível de satisfação em relação às diferentes experiências, medindo se o usuário estava suficientemente satisfeito, insatisfeito ou indiferente ao que foi oferecido.
Para implementá-lo com sucesso é importante ter em mente os seguintes pontos:
- Defina as áreas temáticas específicas.
É importante concentrar as perguntas em um único tópico para que no momento da contabilização dos resultados seja obtida uma pontuação exata, uma pontuação clara torna as informações obtidas sobre o produto, marca ou serviço mais confiáveis e, portanto, as ações e estratégias implementadas serão mais eficazes e imediatas.
2. Formulações precisas.
Como em qualquer pesquisa que fórmula as perguntas certas seja a chave para todo o sucesso dos resultados, evita confusão nos participantes evitando respostas imprecisas. Você tem que ter certeza de que os entrevistados entendam exatamente o que estão sendo solicitados para obter uma resposta totalmente clara e transparente.
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE ESCALA DE LIKERT:
- Satisfação
Ele busca medir o nível de satisfação ou conformidade do consumidor com seu produto ou serviço através de diferentes declarações ou perguntas.
- Importância
Esse tipo de pergunta valoriza o que os clientes consideram importante, valioso e indispensável em um produto ou serviço, ou em sua jornada como consumidores.
- Frequência ou repetição
Essa opção é muito útil se você estiver interessado em saber detalhes mais específicos para o seu banco de dados ou estratégias.
- De valor
É usado para qualificar ou definir valores em relação a um objeto ou serviço.
- Acordo
Essa opção permite que você contraste as expectativas da empresa com as do cliente, estabelecendo algumas perguntas ou declarações que lhe informarão se você conhece bem seus usuários.
- Difícil
Esse tipo de escala é perfeito para avaliar a simplicidade ou funcionalidade do seu produto, pois o nível de respostas negativas ou positivas dependerá da experiência do cliente.
A pesquisa de escala Likert é um método universal de coleta de dados ou informações, o que significa que é fácil de entender e responder. Esta é uma pergunta essencial para medir a opinião ou atitude de um entrevistado em relação a um determinado tópico, por isso será de grande ajuda em sua próxima pesquisa. Agora que você já sabe sobre esse modelo de medição e já viu sua importância dentro das pesquisas que você pode realizar no seu negócio, você sabe como aplicá-lo em sua empresa? Vamos ajudá-lo na QUALYLIFE somos especialistas em pesquisa e colocaremos em prática o modelo que melhor se adequa às suas necessidades Entre em contato conosco: https://qualylife.com.br/