No artigo de hoje você vai conferir dicas essenciais para aplicação eficaz de uma pesquisa de satisfação em seu estabelecimento, coloque em prática e obtenha melhores resultados:
1 – Defina o objetivo da pesquisa de satisfação
Deixe claro seu objetivo com relação à pesquisa, mostre o por que precisa realizar, o que pretende fazer com os resultados e quais aspectos deseja medir, dessa forma todos os envolvidos farão suas tarefas baseadas no objetivo, evitando refazer tarefas e ruídos de informações serão menores.
Além de ajudar a equipe manter o foco nos pontos mais importantes!
2 – Público-alvo da pesquisa
Sabemos que ouvir o maior número de clientes é muito importante, principalmente para entender minuciosamente suas experiências, porém dependendo do porte da empresa será muito difícil ouvir todos, por isso, conhecer seu público principal e realizar uma seleção de quantas pessoas deverão ser consultadas é fundamental para uma pesquisa de sucesso!
3 – Canal mais adequado para a pesquisa
Com base no perfil do público escolhido e objetivo da pesquisa, busque pelo canal mais eficaz e que possua as ferramentas apropriadas para a pesquisa.
Pense no processo da pesquisa!
Os canais mais comuns são: e-mail, telefone, WhatsApp ou formulários no site da sua empresa.
4 – Perguntas do seu questionário
Hora de estruturar as perguntas!
Primeiramente defina se sua pesquisa será qualitativa ou quantitativa ou ambos e como será a medição das respostas? Será em escala?
– Lembre-se: Dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
Elabore perguntas compreensíveis, sem ambiguidade e escreva de forma a facilitar a interpretação dos participantes.
5 – Analise os resultados
Com todas as respostas coletadas, vamos fazer a análise!
Para apresentar os dados, utilize gráficos para facilitar a compreensão e, claro, deixar o visual mais interessante. Resuma as informações, deixando os pontos mais importantes em destaque.
Por fim, a partir da analise feita, não deixe de buscar ações de melhorias e após um determinado período realize novamente a pesquisa e compare os resultados.
O que você achou das dicas de como aplicar uma pesquisa de satisfação?
A experiência do cliente é o que faz a reputação da sua empresa ser boa ou ruim, por este motivo, você não deve deixar de realizar pesquisa de satisfação!
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