• Conheça 5 dicas de como fazer uma Pesquisa de Satisfação

    No artigo de hoje você vai conferir dicas essenciais para aplicação eficaz de uma pesquisa de satisfação em seu estabelecimento, coloque em prática e obtenha melhores resultados:

    1 – Defina o objetivo da pesquisa de satisfação

    Deixe claro seu objetivo com relação à pesquisa, mostre o por que precisa realizar, o que pretende fazer com os resultados e quais aspectos deseja medir, dessa forma todos os envolvidos farão suas tarefas baseadas no objetivo, evitando refazer tarefas e ruídos de informações serão menores.

    Além de ajudar a equipe manter o foco nos pontos mais importantes!

    2 – Público-alvo da pesquisa

    Sabemos que ouvir o maior número de clientes é muito importante, principalmente para entender minuciosamente suas experiências, porém dependendo do porte da empresa será muito difícil ouvir todos, por isso, conhecer seu público principal e realizar uma seleção de quantas pessoas deverão ser consultadas é fundamental para uma pesquisa de sucesso!

    3 – Canal mais adequado para a pesquisa

    Com base no perfil do público escolhido e objetivo da pesquisa, busque pelo canal mais eficaz e que possua as ferramentas apropriadas para a pesquisa.

    Pense no processo da pesquisa!

    Os canais mais comuns são: e-mail, telefone, WhatsApp ou formulários no site da sua empresa.

    4 – Perguntas do seu questionário

    Hora de estruturar as perguntas!

    Primeiramente defina se sua pesquisa será qualitativa ou quantitativa ou ambos e como será a medição das respostas? Será em escala?

    – Lembre-se: Dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

    Elabore perguntas compreensíveis, sem ambiguidade e escreva de forma a facilitar a interpretação dos participantes.

    5 – Analise os resultados

    Com todas as respostas coletadas, vamos fazer a análise!

    Para apresentar os dados, utilize gráficos para facilitar a compreensão e, claro, deixar o visual mais interessante. Resuma as informações, deixando os pontos mais importantes em destaque.

    Por fim, a partir da analise feita, não deixe de buscar ações de melhorias e após um determinado período realize novamente a pesquisa e compare os resultados.

    O que você achou das dicas de como aplicar uma pesquisa de satisfação?

    A experiência do cliente é o que faz a reputação da sua empresa ser boa ou ruim, por este motivo, você não deve deixar de realizar pesquisa de satisfação!

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