Pirâmide de William Glasser oferece uma visão do processo de aprendizagem das pessoas, explorando diversos métodos para alcançá-lo. Glasser faz uma comparação dos métodos passivo e ativo observando a eficácia de cada abordagem:
Entre os métodos, os ativos têm se destacado como o mais eficaz, tornando-se cada vez mais utilizados pelas escolas e nas organizações. A metodologia ativa de aprendizagem coloca os participantes como protagonistas do processo, engajando-os em atividades que os auxiliam a construir seu próprio conhecimento.
Diferentemente da abordagem tradicional, que se concentra em transmitir informações, as metodologias ativas focam no desenvolvimento de habilidades e atividades práticas dos participantes, colocando-os na posição de protagonistas, onde eles ajudam a construir o próprio conhecimento. De acordo com especialistas:
“Podemos entender que as Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos” (BERBEL, 2011, p. 29).
“o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem e os professores assumem o papel de mediadores/facilitadores […] que proponham desafios concretos a serem superados pelos acadêmicos, permitindo que eles sejam sujeitos na construção do conhecimento”. (WALL et ali, 2008, p. 516).
Algumas metodologias mais conhecidas incluem:
- Aprendizagem baseada em Projetos: Deu início entre o final do século XIX e XX. Os participantes trabalham em projetos autênticos e significativos para adquirir conhecimentos, habilidades e competências. Os projetos envolvem a investigação, o trabalho em equipe, a solução de problemas e a criação de produtos ou apresentações para demonstrar a aprendizagem.
- Aprendizagem baseada em Problemas: Nasceu em 1965. Ela é baseada em problemas é uma abordagem em que os alunos são confrontados com problemas desafiadores que refletem situações do mundo real. A equipe deve identificar e resolver esses problemas, aplicando conhecimentos prévios, pesquisando informações adicionais e desenvolvendo soluções práticas.
- Aprendizagem Cooperativa: Principal objetivo proporcionar o aprendizado dos conteúdos acadêmicos por meio da aquisição de habilidades socioemocionais, transformando o ambiente de aprendizagem em um espaço de cooperação, o aluno não trabalha sozinho, tem o colega do lado para incentivar e trocar ideias.
- Sala de aula invertida: A ideia de sala de aula invertida começou a ganhar popularidade no início dos anos 2000. É uma abordagem que inverte o papel do aluno e professor, onde o conteúdo é disponibilizado fora do ambiente de aprendizado, através de conteúdos de leitura, vídeos, leituras e outros recursos online. Dessa forma, o tempo de aula é dedicado a atividades dinâmicas e interativas, aplicando atividades práticas sobre o conteúdo passado, o professor passa a ter o papel de facilitador e os alunos com um papel mais ativo.
A pesquisa sobre metodologias ativas continua a se expandir, assim como sua implementação prática em instituições de ensino em todo o mundo, que refletem na melhoria do desempenho dos alunos, aumentando sua autonomia no processo de aprendizagem. Além disso, são uma ótima opção para treinamentos corporativos e de equipe.
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