• Conceito da Auditoria Interna

    Como disse o especialista em Auditoria Fiscal Crepaldi (2013, p. 83), “as empresas estão buscando cada vez mais a identificação de oportunidades e estratégias para minimizar riscos aos seus negócios, eficiência em suas operações e um nível adequado de controle e retorno aos seus investimentos”, ou seja, a auditoria interna é uma ferramenta essencial para ajudar as organizações a alcançar esses objetivos. Através de um processo sistemático e independente, a auditoria interna avalia a eficácia dos controles internos, identifica áreas de riscos, identifica oportunidades de melhorias e fornece recomendações para aprimorar a gestão dos processos e garantir a conformidade com as normas e regulamentações cumpridas.

    Já se foi o tempo em que a auditoria interna era vista apenas como uma fiscalização e apontamento de erros, as empresas necessitam saber quais aspectos são necessários fazer manutenção, de forma a agregar mais valor, confiabilidade e um gerenciamento de processos de qualidade, pois se os processos internos não estão bem geridos, afetará diretamente na reputação da empresa e na entrega de resultados.

    É indispensável que uma auditoria siga os 3 conceitos:

    • Ser um processo sistemático: Uma auditoria bem-feita deve ser organizada e planejada, tendo um começo, meio e fim com foco em medir, monitorar e melhorar os processos internos. Essa abordagem inclui a definição dos objetivos, escopo, critérios de auditoria, identificação dos riscos e um plano bem definido para guiar corretamente os auditores.
    • Independente: A auditoria ser independente significa que ela deve ser realizada e analisada a partir de dos dados apresentados, não tendo a intenção de má fé penalizar ou encontrar inconformidades na empresa. Profissionais externos são essenciais pois não possuem interesses pessoais ou em assuntos corporativos de sua organização, garantindo uma avaliação objetiva e imparcial.
    • Documentado: O processo todo deve possuir documentação, apresentação de evidências e relatórios, para fins de transparência, prestação de contas e referências futuras.
    3 conceitos da auditoria interna

    Em suma, os três conceitos apresentados tornam o processo de uma auditoria eficiente e eficaz para as organizações que buscam estar em conformidade com as leis e regulamentações das normas a serem cumpridas, vale a pena que as organizações invistam em profissionais capacitados e em uma estrutura de auditoria interna adequada, para garantir que possam enfrentar os desafios do mercado de forma mais profissional e qualificada.

    E você, quer colocar sua empresa em conformidade com as normas da ISO? Entre em contato conosco, estamos no mercado desde 2003 auditando empresas dos mais diversos ramos e tamanho.

    qualylife.com.br

    (11) 93749-0386

    qualylife@qualylife.com.br

    blog.qualylife.com.br

    Instagram: https://www.instagram.com/qualylife_oficial/

    Facebook: https://www.facebook.com/Qualylifepage

    YouTube: https://www.youtube.com/user/qualylifeconsultoria

    LinkedIn:  https://www.linkedin.com/company/10774682/

    Pinterest: https://br.pinterest.com/qualylife1/

    Twitter: https://twitter.com/_qualylife

    Compartilhe em suas redes!

    Deixe uma resposta