• 15 de março, dia do Consumidor.

    Compramos por necessidades e por prazer, muitas vezes pelos dois motivos ao mesmo tempo, então. Por esses e outros motivos que o dia 15 de março é uma data memorável. Pois  simboliza o marco da Defesa e do dia do consumidor.

    John Kennedy e o dia do consumidor

    Esta data foi escolhida em razão do famoso discurso feito em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy abordou que todo o consumidor possui direito a segurança de consumo, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a importância do consumidor.

    A lei no Brasil

    No Brasil, o código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a lei nº 8.078, mas entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País. Assim servindo de modelo para a criação dos demais PROCON’S do País.

    Com a pressão exercida pelos PROCON’S e movimentos de defesa com consumidor em cima do Congresso Constituinte acabou aceitando a proposta de inserir na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor. O CDC hoje é garantido por lei, assim disciplinando todas as relações de consumo, como dispositivos de ordem civil, processual, penal e administrativo.

    O que faz o Código de Defesa do Consumidor uma das leis mais avançadas do mundo não é pelo fato dele nascer de um processo de elaboração legislativa de iniciativa do Governo Federal ou do Congresso Nacional. Mas sim da pressão popular, pressionando, discutindo, exigindo, tornando-se presente. Por isto o mais importante que a lei é o movimento de defesa do consumidor.

    O consumidor é a pessoa mais importante do seu negócio

    Quando estamos em nosso horário de folga do trabalho, sempre que vamos comprar um bem ou serviço estamos na condição de consumidor. Pensando nisso, sempre gostamos de ser bem atendidos.

    Será que na nossa empresa estamos atendendo bem aos nossos clientes?

    Ou seja, fica aqui a reflexão e a dica que sempre deve-se investir em capacitação dos seus atendentes, vendedores, na qualidade do seu produto/serviço, no relacionamento com o consumidor. Afinal, ele é a pessoa mais importante do seu negócio. Visto que pode decidir se sua empresa será ou não um sucesso!!

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    Autor: Willian Araujo ( Marketing – Qualylife)

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