Confira as características que traduzem o potencial de uma pessoa para ser um líder nato, de acordo com três especialistas consultados.
As características de um líder nato
Algumas características comportamentais de um líder nato surgem desde cedo e são fortes indicativos do que está por vir na carreira profissional. Assim como é o caso da tendência à liderança. Ela pode despontar até mesmo na primeira década de vida de uma pessoa, entre brincadeiras de roda e outras atividades: dicas comuns na infância.
Inegavelmente são competências que podem ser aprendidas e desenvolvidas. Também é correto afirmar, segundo três especialistas consultados, que algumas pessoas têm essa vocação inata. O que, apesar de não ser uma certeza, pode, sim, encurtar o caminho até um cargo de gestão.
A motivação e a vocação
Nesse sentido, “Tem gente que tem vocação, mas não tem motivação, então não desenvolve. E tem gente que não tem vocação, mas tem persistência e determinação. E assim desenvolve as habilidades”, diz a consultora de carreira Márcia Britto, da JobLine do Brasil.
Mas quais são os sinais que indicam que alguém é um líder nato? Isto é o que EXAME.com foi investigar os consultores de carreira.
Aspectos de um líder nato
-
Capacidade de influência:
Sempre há aquelas pessoas que têm o dom de influenciar as outras. De acordo com Fernando Camilo, sócio da Kamirarh Consulting, esta é uma característica que pode ser percebida logo na infância. “A definição do jogo, o tipo de brincadeira, tem criança que já começa a liderar os colegas, convencendo-os a fazer alguma coisa”, explica. E na vida escolar, acadêmica e profissional isto fica ainda mais latente. Discussões de temas para trabalhos em grupo, reuniões de projetos, são algumas das situações em que é possível perceber o poder de influência de alguém.
-
Sem medo de se expor:
Para alguns, só o olhar de outras pessoas já é suficiente para o sangue subir à face e esquentar o rosto. Para outros, a atenção alheia é o melhor dos mundos. Pessoas que se encaixam neste segundo grupo já trazem consigo um sinal claro de liderança, segundo os especialistas. “São pessoas que não têm acanhamento”, diz Camilo.
-
Iniciativa:
Antecipar-se a eventos e, sobretudo, agir. “Líderes natos são pessoas com grau alto de iniciativa”, diz Camilo. A consultora de carreira, Márcia Britto, concorda. “Tem gente que está sempre de prontidão, que se antecipa a algo que vai ocorrer, não fica esperando vir a bomba. Para isso é preciso ter visão do todo, não ficar focado apenas na sua tarefa”, diz.
-
Excelente capacidade de comunicação:
Grandes líderes são bons comunicadores. “Eloquência na fala e capacidade de síntese são alguns sinais que aparecem”, diz Simone Leon, Diretora da Right Management. Ser o apresentador oficial dos trabalhos em grupo da escola ou faculdade. Ou mesmo ser o funcionário que mais é chamado a fazer apresentações são alguns dos indicadores. “Tem pessoas que conseguem clarificar o que um colega não está conseguindo expressar”, diz Simone.
-
Disposição para ajudar e ouvir:
Estar pronto a ajudar quando algum colega precisa ou mesmo ter a disposição para ouvir o que os outros têm a dizer. Estes aspectos são naturais em alguns profissionais e totalmente invisíveis em outros. ”Pessoas disponíveis, que dão suporte a uma determinada área quando há a necessidade ou aos colegas de trabalho, que gostam de ajudar e se envolver trazem estes sinais de liderança”, diz Camilo. Quem dera todos os chefes tivessem estas características essenciais de liderança. “Saber ouvir é muito importante, e significa estar efetivamente interessado no que o outro tem a dizer, não é só escutar”, diz Márcia. Ela também ressalta que a disposição de ajudar não deve ser a de executar a tarefa no lugar do outro. E sim, ensiná-lo e orientá-lo para que faça sozinho.
-
Ser multitarefa:
A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e mesmo assim, não perder o foco também citada pelos especialistas como uma característica de líderes que pode despontar em quem ainda não é chefe. “Não é um profissional que está apenas concentrado em uma tarefa”, diz Camilo.
-
Curiosidade:
De acordo com a consultora Márcia Britto, a curiosidade também um indicativo interessante. “São pessoas mais interessadas e abertas para o que é novo”, diz.
-
Empatia:
Colocar-se no lugar da outra pessoa. Esta é uma habilidade que todo bom líder deve ter. “São pessoas que se importam com o impacto de suas ações nas outras pessoas e se preocupam com a maneira com o outro o percebe”, diz Simone.
-
Assumir a responsabilidade pelos atos:
Todo mundo erra, mas nem todos assumem seus erros. A transparência e a capacidade de assumir a responsabilidade pelos seus atos é outro aspecto de quem já carrega habilidades de liderança, mesmo nunca tendo gerido uma equipe.
-
Foco na solução:
Pessoas que tenham o foco na solução do problema também apresentam uma característica essencial da liderança, de acordo com Simone. É certo que grande parte das pessoas perdem o foco ao se deparar com um obstáculo. Ou seja, nesse momento destaca-se quem volta a atenção para a resolução dando sinais claros de vocação para liderar.
-
Senso de justiça:
A busca por critérios justos de decisão também é um sinal que aparece em quem tem vocação para liderar, de acordo com Simone. Desta forma, algumas pessoas apresentam este senso de justiça, segundo ela, ainda na infância. “Questionam os pais e professores sobre isso”, explica.
Quer 5 dicas para se tornar um líder melhor? Acesse!
Para saber mais sobre nosso treinamento de liderança, clique aqui.
FONTE: www.exame.com.br