Como Shakesperare escreveu em sua obra Hamlet … “Ser ou não ser, essa é a questão”, é o mesmo reflexo que podemos fazer quando pensamos em planejamento: vale a pena planejar as coisas? Ou será melhor agir de acordo com as circunstâncias e o que é apresentado? Embora se possa considerar que o mais lógico é seguir a primeira opção, isso nem sempre acontece. Já que “DO, DO, DO” é interpretado como uma atitude apropriada nas pessoas, que o estar ocupado em algo é o estado ideal para atingir os objetivos, que o que deve ser recompensado é o imediatismo nos resultados, que pensar é perder tempo. E o que realmente acontece é que esses comportamentos estão apenas demonstrando que somos levados por uma falsa sensação de produtividade, que coisas urgentes estão roubando nossa atenção, que não há clareza sobre o que e como investir adequadamente o tempo.
Isso deve soar familiar para aqueles que conhecem a matriz de Eisenhower, na qual qualquer decisão é categorizada com base em duas variáveis: Importância e Urgência. Se, neste momento, você estiver analisando sua agenda (se tiver alguma), poderá descobrir que ela está repleta de coisas importantes, mas que adiou indefinidamente para tarefas de última hora, para atender ao descuido ou má programação de outras pessoas, incluindo familiares ou clientes. Porque o que você não assistiu na época tornou-se urgente… embora há muito tempo você soubesse que deveria fazê-lo.
Mas, ei, tudo isso tem uma solução! O primeiro passo como tudo na vida é perceber o que não está funcionando para mudar isso por algo que faça. E aí vem a importância do planejamento, que pode ser aplicado a partir de uma viagem de férias até a projeção do futuro de uma empresa. Assim, quando está claro para onde está indo e o que é desejado, melhores decisões são tomadas, logo, relaciono os seis passos básicos que permitem realizar essa tarefa:
Seis passos básicos que permitem planejar
1º passo
O primeiro passo para poder planejar é o mais fácil. mas o que por sua vez custa mais trabalho. Em suma, é alocar tempo para pensar. Pois o mais aconselhável é ter um espaço ou condições adequadas onde as múltiplas distrações do dia não nos invadam. Pegue lápis e papel ou o computador e escreva!
2º passo
Defina o que é desejado, isto é, a visão ou o propósito. Desta forma, é importante visualizar o mais claramente possível o objetivo, Pois permite que os seguintes passos sejam mais bem sucedidos e mais fáceis de alcançar o que é esperado.
3º passo
Como diz a frase, dividir e conquistar. No planejamento aplica-se o mesmo princípio, pois consiste em estabelecer um ou mais objetivos (menos é melhor). Está associado à etapa anterior, para facilitar a geração de ações e a mensuração de conquistas.
4º passo
Estabelecer as ações necessárias para realizar. Ou seja, aqui a experiência e a imaginação tornam-se ferramentas muito úteis, para que você possa considerar o passo a passo a seguir.
5º passo
Realizar ações de sucesso requer a disponibilidade dos recursos apropriados. Neste passo você deve identificar quais já estão disponíveis e quais devem ser adquiridos ou aprendidos (humanos, financeiros, conhecimento, informação, etc.)
6º passo
Finalmente, e que eu considero um dos mais importantes, é programar e medir. Isso simplesmente se traduz em atribuir uma data para as coisas e monitorá-las. Muitas vezes, falar sobre um cronograma e indicadores pode soar um pouco entediante. Porém estou absolutamente convencido de que eles são as melhores ferramentas para usar o tempo no que importa e para medir a gestão e os resultados.
Como você pode ver o planejamento não é uma questão complexa. Ele consiste apenas de dedicação e disciplina. E, no final, acaba se tornando um hábito em que o tempo investido é agradavelmente recompensado pelos resultados obtidos.
Leia também o artigo: O gerenciamento do tempo para alcançar melhores resultados
Está com vontade de planejar sua vida? Se arrisca a conseguir o que deseja? Quer ver resultados na sua empresa? Comece por estes 6 passos e verá a diferença.
Implementar estas recomendações farão seu trabalho mais eficiente. Por isto que é importante treinar para aumentar a habilidade de gestão do tempo. Se está interessado(a) em realizar esta capacitação em sua organização, acesse: http://materiais.qualylife.com.br/gerenciamento-do-tempo
Conheça nosso site: http://qualylife.com.br
Elaborado por: Fernando A. Pérez A. – Coach e Consultor Empresarial