• Motivação: os principais passos para conquistá-la

    Hoje em dia, o assunto da vez é a motivação e os principais passos para conquistá-la. Em um mundo cheio de mudanças, com uma diminuição da interação pessoal e um aumento da pressão diária, como conseguimos nos manter encorajados?

    Atualmente, vimos um aumento de doenças ligadas ao psicológico, por conta de tantas coisas que nos atingem todos os dias. No trabalho principalmente, pois vivemos em uma era da multidisciplinaridade e onipresença: temos que saber de tudo e estar em todos os lugares.

    Além disso, sofremos com o gerenciamento do nosso tempo, pois os mundos corporativo e social exigem que nós tenhamos diversas atividades, essencialmente na parte de qualificação profissional.

    Você sabe o que é a motivação?

    Segundo o dicionário Aurélio, a motivação pode ter os sentidos de “fundamentar ou dar motivo a”. Ou seja, qual a sua motivação para acordar, trabalhar, estudar, dormir e repetir isto durante grande parte da sua vida? Já dizia Mário Sérgio Cortella: Por que fazemos o que fazemos? Te convidamos a pensar sobre o assunto após ler o artigo.

    Quando falamos de motivação, ela pode ser dividida em 2 partes:

    Intrínseca:
    É aquela em que há um trabalho de automotivação. Ou seja, você encontra, em si, a energia para alcançar os objetivos desejados.
    Além disso, a intrínseca só depende de você. Causando em nós também a capacidade de resiliência e adaptação. Por isto, ela é a mais importante, elevando a determinação, a mobilidade para realizar a ação e o sentimento de felicidade.

    Extrínseca:
    Como o nome já diz, dependemos totalmente do outro para nos sentir motivados. Não importa como trabalhamos o nosso interno, é a partir do feedback das outras pessoas que a motivação virá.
    Acreditamos que não é novidade, mas ela está totalmente ligada ao ambiente corporativo. Queremos que nosso trabalho seja avaliado, buscamos elogios e necessitamos de incentivos (em dinheiro ou não) para continuar a produzir da mesma forma.
    Aqui, trabalhamos o fator de que “com a avaliação do outro, me torno mais eficiente”. Mas a verdade é que se não fizermos também a autoavaliação, não saímos do lugar.

    Por que ela é tão importante para sua vida?

    Independente de qual for a sua motivação: interna, pessoas, dinheiro, objetivos de vida, enfim… Ela tem uma importância exorbitante na sua vida. Pois é ela quem te levará à ação, à famosa “mão na massa”.

    É estando motivado(a) que encontramos a capacidade de enfrentar dificuldades e obstáculos. Trazendo para nós muito aprendizado (em todos os sentidos) e um crescimento pessoal único.

    Em geral, podemos dizer que a motivação faz com que você não desista de seus sonhos e suas metas. Uma vez que te dá a força para encarar o dia a dia, sair da mesmice e chegar mais longe.

    Os principais passos para conquistar a motivação

    Agora que você já entendeu o que é motivação, os tipos e a importância dela na sua vida. Vamos falar sobre os passos para conquistá-la e como utilizá-la como incentivo para tudo que fazemos.

    1º passo: Defina uma meta

    Nada pode ser começado se não houver um porquê, uma razão. Então, pegue um papel ou um dispositivo onde possa fazer anotações e coloque, em grau de prioridade, todas as suas metas (do dia, do mês ou do ano). Isto vai ajudar para que você direcione a motivação para os momentos e lugares certos.

    2º passo: Trabalhe a sua autoconfiança

    Para fazer qualquer coisa na vida, confiar em si mesmo é a chave para alcançar o sucesso. Conheça o seu potencial e a sua capacidade de planejar e executar. Com isto, você se torna resiliente e terá uma grande automotivação.

    3º passo: Mantenha o foco e faça as escolhas certas

    Se você não estiver firme aonde quer chegar, às expectativas em chegar lá morrem junto com a sua motivação. Por este motivo também que as escolhas são importantes, pois elas te guiam para o caminho a ser seguido. Mas não escolha o que é fácil, escolha o que é certo para você, mesmo que você saia da sua zona de conforto. Afinal, as mudanças nos moldam para atingirmos a melhor versão de nós mesmos.

    4º passo: Não tenha medo de errar

    Pode até parecer batido, mas é uma frase que nunca fica velha. Todos temos anseios, medos, dúvidas, que alimentam o nosso medo de errar.

    O fato de tentar e aprender já nos induz ao erro, pois ninguém nasce sabendo. Portanto, se você deseja muito alguma coisa e está motivado(a) a consegui-la, vá em frente e acate o ditado “aprenda com os erros”, porque nossa bagagem é essencial para o crescimento pessoal e profissional.

    5º passo: Pense positivo

    Pois se você não o fizer, ninguém poderá fazer por ti. A perspectiva otimista nos ajuda a ver o mundo com olhos que brilham, que buscam o melhor das situações. Além disso, tira da mente ideias autodestrutivas, que levam a motivação para longe.

    Dica: sempre repita frases que que elevem os seus sentimentos, como: “eu posso”, “eu consigo”, “eu sou”.

    motivação

    E por último… Motivação no trabalho

    Como já dito anteriormente, a motivação extrínseca ocorre principalmente no trabalho. Uma vez que estamos sempre em busca de reconhecimento e/ou algum tipo de retorno.

    Ela também é essencial quando falamos de liderança. Um líder deve estar motivado e saber motivar. Ele é o ponto de energia da equipe.

    Mas de um modo geral, funcionários motivados trazem maiores benefícios e resultados para as empresas, pois são sinônimo da famosa frase “essa pessoa ama o que faz”. Trabalhando também a motivação intrínseca, que dá um destaque maior ainda para os trabalhos do dia a dia.

    Por fim, podemos dizer que a motivação, sendo intrínseca ou extrínseca, é uma força que nos leva a praticar uma ação. Pessoas que se sentem mais motivadas alcançam resultados melhores e desenvolvem suas habilidades mais facilmente.

    Deixamos aqui um convite para você pensar sobre motivação e comentar suas impressões abaixo. Além disso, abaixo está uma frase de Dalai Lama, que é muito importante para tudo que falamos aqui:

    Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.”
    Dalai Lama.

    Está em busca de motivar sua equipe? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos treinamentos.

    Escrito por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

    Compartilhe em suas redes!

    Deixe uma resposta