• Liderança empresarial: qual é a habilidade mais importante em um líder?

    A liderança organizacional não é algo novo, mas se mostra cada vez mais atual, pois hoje as empresas enfrentam uma alta competição e inúmeras incertezas, o que exige inovação constante por parte de quem gerencia pessoas, já que não basta habilidade técnica ou tradicional na coordenação de pessoas, mas exige liderança. 

    A liderança é a influência interpessoal exercida numa situação; “ela é dirigida por meio do processo de comunicação para alcançar objetivos específicos”. Ou em outras palavras: “a liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum”.  (Pedro Norton: 1998).

    Mas o que é liderança empresarial? 

    É a capacidade de um líder gerenciar recursos e capital humano para atingir o cumprimento de objetivos por meio de esforços conjuntos. 

    Portanto, na liderança empresarial, o primeiro desafio é selecionar uma equipe eficaz que corresponda à cultura organizacional, mas também tenha o dom de motivar a equipe; e segundo ter estratégias dentro da organização para capacitar esses líderes

    Segundo a revista Harvard Business Review: “Identificar indivíduos que têm ‘o que é preciso’ para ser um líder é mais uma arte do que uma ciência. Afinal, os estilos pessoais de líderes notáveis variam. “

    Liderança empresarial

    Daniel Goleman , psicólogo e jornalista pioneiro do conceito de inteligência emocional, afirmou através da conceituada revista Harvard Business Review: “A maioria das fusões precisa de um negociador sensível no comando, enquanto muitos processos de mudança requerem uma autoridade mais enérgica. No entanto, descobri que os líderes mais eficazes são fundamentalmente semelhantes: todos eles têm um alto grau do que é conhecido como inteligência emocional.” 

    Mas… Qual é a competência fundamental de um líder? é a pergunta que as organizações fazem constantemente à Qualylife. A resposta é a habilidade que engloba várias competências essenciais: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais, que é a: Inteligência Emocional

    Esta soft skill  resulta no desenvolvimento da escuta, comunicação assertiva, trabalho colaborativo e na motivação

    A última etapa é de extrema importância para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, porque: “Se há uma característica que praticamente todos os líderes eficazes compartilham, é a motivação. Eles são levados a alcançar além das expectativas (suas e dos outros)”. O que é possível se o líder também tiver a capacidade de desenvolver um alto grau de empatia. 

     “A empatia é um ingrediente particularmente importante da liderança por pelo menos três razões: o uso crescente do trabalho em equipe, o ritmo acelerado da globalização e a necessidade crescente de reter talentos.” – Daniel Goleman

    De acordo com um artigo publicado pela Universidad del Rosario que fala sobre a teoria do gene da liderança na qual descreve os líderes como: “as pessoas que devem equilibrar os interesses de muitas pessoas, que é o próprio ato de liderança, também devem ser visionários e juízes. Eles têm que saber dar exemplos e mudar culturas e ambientes para que a organização evolua na forma que precisa adotar para alcançar a visão de futuro ” -Cyril Levicki (2000) 

    O estudo defendeu a teoria do gene assegurando que: “as pessoas nascem com uma certa predisposição para serem líderes, portanto, estabeleceu duas categorias: líderes nominais e líderes estratégicos”. 

    Se estiver interessado em implementar programas de liderança empresarial, acesse: https://materiais.qualylife.com.br/habilidades-de-lideranca

    Fontes:

    Goleman, D. (2004). O que faz um líder?, Harvard Business Review
    >> Gómez Ortiz, R. (2006) Liderança empresarial para inovação tecnológica em micro, pequenas e médias empresas, Univ. Empresa – Universidad del Rosario -Bogotá

    Elaborado por: María Alejandra Parra Santana – Coordenadora de Comunicações e Marketing, Qualylife Colombia e Brasil

    Compartilhe em suas redes!

    1 comentário em “Liderança empresarial: qual é a habilidade mais importante em um líder?”

    1. Pingback: Como ter uma comunicação assertiva com seu chefe? - Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial

    Deixe uma resposta