• Pesquisa de Clima Organizacional: por que você deve fazer?

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    Sabe aquele silêncio que dura o dia todo? Ou uma equipe que não está atingindo nem parte dos resultados? Esses dois problemas são indícios que você deveria implantar uma Pesquisa de Clima Organizacional na sua empresa. Já que podemos dizer que os colaboradores dos exemplos citados apresentam sinais de insatisfação.

    A Pesquisa de Clima ajuda o gestor a mensurar e melhorar o ambiente organizacional. As perguntas utilizadas, segundo o site da Qualylife, estão ligadas aos seguintes pilares:

    • Perfil dos colaboradores
    • Remuneração
    • Benefícios
    • Plano de carreira
    • Liderança
    • Comunicação
    • Ambiente de trabalho
    • Identificação com a empresa

    Assim, é possível avaliar, de forma completa, os pontos fortes e fracos da empresa e o nível de satisfação dos trabalhadores com o ambiente, seus líderes e os benefícios.  Dessa forma, as informações ajudam a tomar decisões em relação à melhoria do clima, e crescimento organizacional.

    Objetivos da pesquisa de clima

    O principal objetivo da pesquisa de clima é analisar a satisfação, o engajamento e a motivação dos colaboradores, entendendo como eles avaliam o momento da empresa.

    Ela também possui objetivos mais específicos, que listamos para você abaixo:

    • Entender qual a percepção dos funcionários em relação a clima;
    • Verificar se a infraestrutura da empresa é bem avaliada;
    • Medir a satisfação e a motivação dos colaboradores;
    • Identificar a percepção da equipe em relação à liderança;
    • Ver o ponto de vista dos funcionários sobre as regras e normas da organização;
    • Ter insights e sugestões de melhorias.

    Segundo LUZ (2007), a pesquisa de clima organizacional torna-se, então, indispensável como processo para avaliação da satisfação e bem estar dos funcionários quando a empresa tem por objetivo conquistar o prêmio nacional de qualidade total no gerenciamento da empresa, de seus produtos e serviços. Um dos critérios de avaliação para a certificação da empresa é satisfação e motivação dos colaboradores da empresa.

    4 motivos para fazer a Pesquisa de Clima

    Link para o vídeo: https://youtu.be/YCzal6aAIqo

    Agora que você já viu o nosso vídeo, vamos explicar minuciosamente cada um dos motivos que apareceram lá:

    1. Melhorar o clima organizacional:

    Com os dados obtidos, você consegue entender alguns motivos de insatisfação dos funcionários. E, com esses dados, é possível estabelecer mudanças para que eles se sintam mais felizes e motivados. Por exemplo, se eles dizem que estão cansados da maneira como recebem o feedback, há a possibilidade de conversar com eles e entender qual a melhor maneira de passar os resultados da cada um e para a equipe como um todo.

    É claro que podem haver pontos que não serão mudados de imediato dependendo do momento da empresa. Principalmente quando falamos de benefícios. Mas você pode trabalhar isso oferecendo bonificações por desempenho ou cursos correlatos à área de atuação dos funcionários.

    2. Aumentar a motivação:

    Assim como dito no item anterior, as informações são valiosas para melhorar a motivação, que trabalha, na maioria das vezes, com fatores intrínsecos. Por incrível que pareça, muitas vezes pessoas não se sentem motivadas por razões de simples resolução.

    Aqui posso citar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, porque os colaboradores acreditam que se passarem mais tempo na empresa, estarão oferecendo mais. Ou seja, se o líder se atentar a esse problema e conversar com o funcionário para trabalhar menos tempo, aumentando a produtividade, este funcionário se sentirá mais alegre de ficar mais com a família e produzirá melhor.

    3. Melhorar a produtividade:

    Depois de ter em mãos os resultados, fazer um diagnóstico da situação e colocar em prática os pontos encontrados, a produtividade será elevada. Isto ocorre porque as pessoas produzem de acordo com seus sentimentos. Se o emocional está abalado, a produtividade cai ou fica quase zerada.

    Além do individual, ressalta-se aqui que a produtividade está ligada ao organograma da organização, e quando há uma luz do caminho a ser traçado, todas as áreas se conectam, como a financeira, de marketing e outras relativas ao processo produtivo.

    É importante ressaltar que as tarefas sempre vão aumentar, mas quando a pessoa está produtiva e integrada no processo geral, ela sabe como organizá-las e trabalhá-las no momento certo. Então, invista na pesquisa de clima para manter os resultados em dia.

    4. Alcançar os resultados:

    Com certeza, os resultados são a parte final de todo um planejamento e dos processos estipulados. É por conta deles que trabalhamos todos os dias. E, quando sabemos já os erros e acertos cometidos, conseguimos chegar mais rápido onde desejamos.

    Esse quarto item é a finalização dos 3 anteriores, pois quando há melhoria no clima, mais motivação e maior produtividade, os resultados alcançam suas metas e seus objetivos.

    Por último, não se esqueça de dar uma feedback a todos os colaboradores sobre os resultados da pesquisa, já que, depois deles, a empresa iniciará a implementação das mudanças necessárias, em busca de ser sempre melhor.

    Depois de tudo o que foi falado, é necessário dizer que a pesquisa possibilita avaliar o seu desempenho, planejar novas ações e trabalhar para conquistar uma melhoria contínua, proporcionando um ambiente agradável para todos os colaboradores. E você, já fez a pesquisa de clima organizacional na sua empresa? Quais os resultados obtidos? Conte para nós nos comentários!

    E se ainda não, entre no nosso site: http://materiais.qualylife.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional

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    Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

    Fontes:

    LUZ, R. Gestão do clima organizacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Quality, 2007

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