• O verdadeiro papel dos líderes nas organizações

    Compartilhe em suas redes!

    Onde está o sucesso das organizações?

    Não deriva apenas de ter equipamentos de tecnologia de ponta. Nem de ocupar mais metros quadrados em uma área industrial, muito menos de investir grandes somas em publicidade. É definitivamente no design e implementação de uma estratégia que consideramos as circunstâncias do mercado e as capacidades da empresa, alavancadas em uma atitude positiva em relação à inovação. No entanto, nada disso dará os resultados esperados se você não tem o fator mais importante de todos: pessoas. Nenhuma iniciativa, vantagem competitiva ou proposta de valor podem ser dadas sem o fator humano. Portanto, este é o eixo central de uma empresa de sucesso.

    A cultura organizacional e os líderes

    A cultura organizacional definida pelos valores, comportamentos, atitudes, crenças e hábitos que são vividos dentro das empresas, tornam-se então o principal diferencial do mercado. Porque, enfim, o que mais é uma organização, a não ser um ecossistema social, um ambiente onde desenvolvemos interações entre pessoas, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores. Por isso, é necessário ter consciência de um aspecto muito importante. Ou seja, a primeira variável na qual uma empresa pode e deve influenciar é potencializar seus colaboradores, pois são eles quem determinarão a qualidade das relações com os clientes, o que no final do ciclo se traduz em mais e melhores vendas.

    Observando este cenário, não há dúvida de que o que fazemos para as pessoas que trabalham nas empresas será recompensado em uma melhor imagem corporativa, processos mais eficientes, clientes fiéis, crescimento e sustentabilidade, embora seja um investimento permanente e de longo prazo. Estes fato tem impacto nos resultados econômicos e sociais, porque não devemos esquecer que as empresas também têm a responsabilidade de criar um país melhor. E, em tudo isso, quem é o primeiro responsável por inspirar a mudança, a motivação e o comprometimento das pessoas? São os líderes que, além de se identificarem por um cargo ou nível hierárquico, o fazem por conta de seu impacto e influência na pessoas, para levar cada indivíduo e cada equipe a alcançar os objetivos propostos.

    A postura de um líder

    As empresas precisam de líderes mais conscientes, mais humanos, mais preparados para identificar, desenvolver e potencializar as habilidades e qualidades das pessoas que são responsáveis. Líderes que transformem seu ambiente, que alcancem resultados financeiros na mesma medida em que conseguem crescer pessoal e profissionalmente para as pessoas que estão ao seu lado. E tomar consciência é perceber que um líder transformador deve ser capaz de desenvolver cinco aspectos essenciais: autoconhecimento, autocontrole, empatia, habilidades sociais e motivação. O que Daniel Goleman identificou como componentes da inteligência emocional, fatores que, segundo suas investigações, foram capazes de prever em maior medida o sucesso dos líderes sobre o seu QI ou suas capacidades técnicas.

    A seguir, apresentamos uma descrição geral de cada aspecto e uma proposta de exercício para aplicar e desenvolver habilidades gerenciais:

    líderes

    Em conclusão, agora mais do que nunca, em um mundo tão competitivo e influenciado por tantas tecnologias, que nos levou a esquecer o que é verdadeiramente importante, é essencial retornar à essência das organizações e dos seres humanos. Não apenas porque eles se convertem na vantagem competitiva real, já que é a única coisa que os concorrentes não conseguem copiar, mas porque a verdadeira responsabilidade das empresas não é acumular dinheiro. Elas devem construir ambientes onde as pessoas possam se realizar, levar vidas saudáveis ​​intelectualmente e emocionalmente. E por isso, é necessário líderes conscientes do papel que desempenham como criadores e facilitadores do desenvolvimento e crescimento dos outros.

    Fernando Alberto Pérez – Consultor de Negócios

    Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso post sobre Coaching de Liderança.

    Não se esqueça de se cadastrar para receber nossos artigos semanais via WhatsApp!

    Deixe uma resposta