• Motivação: 8 passos para mantê-la em dia

    Como você acordou hoje? Sentindo-se bem ou com lamentos constantes? Fique sabendo que a maneira como você começa o dia está diretamente ligada à sua motivação. Mas, você sabe dizer o que te mantém motivado(a) no seu dia a dia?

    Muitas vezes, é comum passarmos o nosso tempo fazendo diversas coisas, e sem saber as razões para isto. Dessa maneira, acreditamos que estamos motivados, porém, caso haja alguma anormalidade e/ou problema, de pronto já queremos desistir.

    Inegavelmente, é necessário que haja sempre um caminho que nos mantenha engajados em tudo que nos é proposto (e aceito por nós), seja na vida ou no trabalho. Certamente este artigo irá guia-lo(a) a manter a sua motivação em dia.

    Somos como um carro, precisamos de combustível

    De início, é importante entender que somos movidos aos nossos desejos, às nossas necessidades e ao combustível diário que injetamos (isso vai desde a comida que ingerimos até o conhecimento que absorvemos).

    Como escrito acima… “Somos como um carro, precisamos de combustível”. Afinal, não dá para levantar da cama de manhã, se não houver um motivo para isso. Se você levanta, arruma sua cama, toma um café, vai correr, enfim, é uma pessoa ativa, sua motivação está lá no alto. Mas se você acorda com raiva, mal toma café e enrola para sair de casa, está na hora de mudar as coisas.

    Dinheiro, carreira, felicidade, amor ao que faz, busca por uma promoção de cargo, novo emprego… Enfim, há uma infinidade de possibilidades para se manter motivado(a). Uma vez que você encontrou a sua, é só cultivá-la dia a dia.

    E, relacionado ao que foi dito acima, deixo aqui um vídeo inspirador de Mario Sérgio Cortella sobre a banda de rock Rolling Stones: https://www.youtube.com/watch?v=w6jVdqtBt3E

    Os 8 passos para manter a motivação em dia

    motivação

    1. Cultive a felicidade e o ânimo

    Ter um espírito otimista e feliz ajuda a encarar as adversidades que surgem. Por exemplo, se sua equipe está desanimada, você pode propor uma atividade que a faça se sentir melhor ou mais unida. Pode ser um jogo que trabalha com habilidades, um novo plano para a comunicação ser mais efetiva ou um incentivo financeiro através do alcance de objetivos.

    2. Estabeleça metas e objetivos

    Você só conseguirá se manter motivado(a), caso houver um motivo para isto. Portanto, é de extrema importância traçar metas e objetivos, tanto no âmbito profissional, como no pessoal. Tenha um foco para cada um de seus propósitos e se planeje sempre.

    3. Defina suas prioridades

    Pode até parecer batido falar disso, mas é uma atividade que nem todos conseguimos fazer. Quando temos muitas tarefas, parece-nos que todas são prioridades. E, por querer fazer tudo ao mesmo tempo, acabamos sem fazer nada por completo. Se você precisar, converse também com um superior e peça uma orientação, ele pode ajudá-lo(a) criar uma lista do que é para hoje, e do que pode ser deixado para amanhã.

    4. Mude atitudes que façam mal

    Se você tem o hábito de achar defeitos em tudo, reclamar de qualquer obstáculo ou ainda tem uma visão fechada para o mundo, é a hora de rever conceitos. Crie estratégias para lidar com problemas e trabalhe as suas emoções. Tenha certeza que, com isso, sua motivação crescerá.

    5. Tenha em quem se inspirar

    O LinkedIN é uma rede social que pode influenciar diretamente neste 4º ponto. Por ser totalmente voltada para o networking, lá se encontram grandes influenciadores e pessoas que transcenderam em suas carreiras. Siga essas pessoas e busque absorver circunstâncias que se adequem à sua vida.

    6. Peça Feedback das suas ações

    A verdade é que, na maioria dos casos, as pessoas necessitam saber se estão fazendo suas atividades da maneira correta ou não. Principalmente quando falamos de trabalho. Peça ao seu líder um feedback do seu trabalho, incluindo pontos de melhoria, para que haja uma motivação em atingir o resultado esperado.

    Segundo o Jornal do Empreendedor, há uma outra opção de obter um retorno sobre o seu serviço: “Se você achar que está em um buraco negro de feedback, pergunte ao seus colegas de trabalho, como você está se saindo, a cada 1 ou 2 semanas.”

    7. Aprenda com os erros

    Uma vez que aprendemos com os erros, a próxima tarefa e/ou ação fica mais fácil. Se, por exemplo, você não conseguiu um cliente pela forma como falou com ele ao telefone, sabe que o próximo deve ser abordado de maneira diferente.

    8. Se orgulhe de suas conquistas

    Conhece o ditado “se você não o fizer, ninguém fará por você”? Normalmente falamos isso para levar alguém à ação, mas também deve ser utilizado para comemorar conquistas. Se orgulhe das suas habilidades e aprimore-as por si mesmo(a).

    9. Extra: Frases de motivação

    A revista Exame publicou recentemente uma notícia com as “13 frases geniais que podem inspirar (e salvar) o dia de trabalho”. Aqui, deixamos uma interessante, de José Saramago, grande escritor português, para você seguir com a motivação em dia:

    O que as vitórias têm de mau não é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não definitivas.

    José Saramago

    Por fim, ressalto que é necessário orientar a nossa mente ao que é importante. Só trabalhando isso, que você se sentirá realmente motivado(a) em todos os dias da sua vida.

    Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

    E se quiser mais sobre como motivar a sua equipe, acesse: http://materiais.qualylife.com.br/motivacao

    Viste o nosso site: http://qualylife.com.br/

    Compartilhe em suas redes!

    Deixe uma resposta