• 5 dicas para ser um grande líder e engajar a equipe

    Compartilhe em suas redes!

    Ser um grande líder é o que busca grande parte dos profissionais. A questão é que não é uma tarefa fácil, pois não depende somente de seu engajamento, mas também da visão que as outras pessoas tem de você. Além disso, dependemos também de nossas habilidades pessoais.

    Liderar é trabalho contínuo, é entender o momento da empresa, traçar caminhos para melhorias e inspirar pessoas. Também é treinamento e a busca por ser melhor sempre. O que faz com que pessoas sejam grandes líderes é a confiança na sua equipe e o respeito pelo trabalho de cada um.

    O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura
    Jim Rohn.

    O que é ter liderança?

    Muito falamos sobre liderança, mas você sabe dizer o que é? No dicionário Michaelis, aparecem essas descrições:

    1- Função de líder;
    2- Que revela autoridade;
    3- Pessoa com espírito de ascendência.
    Vamos exemplificar isso para ficar mais claro. Você está com o seu filho em uma praça pública, que tem uma quadra de futebol. De repente, surge um menino e ele chama a todos os outros para jogar. Ele também tem a atitude de separar os times e demarcar um tempo de jogo, para que os outros participem também. Com certeza ele já tem uma característica de liderança natural.
    O menino citado acima demonstra facilidade de falar com pessoas, incentivá-las a fazer alguma ação e organizá-las em grupos. Ou seja, ele sabe lidar com situações, e essa é a principal característica da liderança!
    Porém, não pense que somente se destacam as pessoas que já nascem com esse “dom”, um bom líder pode vir também de um autodesenvolvimento e de muito treinamento.

    Como se tornar um grande líder?

    Muitas vezes, apesar de apresentarmos características de liderança, nos falta aquelas que nos tornem grandes líderes. Dessa forma, separamos 5 dicas para melhorar a forma como você lidera a sua equipe e crescer profissionalmente:

    líder

    1. Tenha visão do que deseja

    Esse tema está em primeiro lugar pois representa a essência de ser um bom líder. Aqui incluímos valores, missão, propósito e objetivos, sendo pessoais e da empresa. Isso permite com que haja um direcionamento claro e mensurável do futuro desejado.

    Ressalto também que incluímos aqui a paciência e persistência. Pois é através dessas duas que o líder se orienta e impulsiona a sua equipe a alcançar metas e objetivos.

    2. Esteja aberto para mudanças

    O dia a dia é imprevisível. O que está bom hoje, pode não funcionar amanhã. Também é importante lembrar que líderes estão em constante contato com pessoas, e nem sempre elas estão motivadas, felizes ou produtivas; incluindo os clientes, que podem querer mudar estratégias de última hora buscando resultados mais rápidos.

    Dessa forma, um grande líder deve saber lidar com as oscilações diárias e ter um senso de resolução rápida, sempre em busca de alternativas para resolver os problemas que surgem no caminho e estar atualizado para acompanhar o mercado.

    Em uma de suas palestras sobre liderança, Leandro Karnal exemplifica bem: “A vida é uma parábola densa, curva, entre a minha vontade e a realidade ao meu redor.”

    3. Tenha consciência da sua responsabilidade

    Aceite o desafio de assumir a responsabilidade pelas ações da sua equipe. Isso não significa tirar o empoderamento deles, pelo contrário, significa empoderá-los a ponto de confiar no trabalho entrega e defendê-lo da melhor forma.

    Você deve, assim, cobrar o trabalho dos seus colaboradores e resultados. Porém deve estar preparado para demonstrá-lo aos seus clientes e/ou superiores quando foi concluído com sucesso ou não. Responsabilidade é coragem!

    4. Seja uma boa influência para sua equipe

    A influência não é somente falar e esperar que os outros escutem e trabalhem ao redor do que ouviram. Mas sim utilizar meios e atitudes que estimulem pessoas através da expressão de pensamentos e opiniões, assim como trabalhando com um comportamento positivo.

    5. Um grande líder sabe dividir a vitória

    O foco em conquistar é essencial. Por isso há tanto planejamento, tanta preocupação com as ações e sua execução e tanto foco em resultados e soluções assertivas. Dessa forma, o líder deve saber quem fez parte de todos os processos e quem trabalhou em prol do sucesso. Então, saber dividir a vitória com a equipe traz harmonia e aumenta a motivação.

    Extra: 6. Dê feedback a sua equipe!

    É claro que para toda ação, há uma reação. Por isso, sempre que um de seus colaboradores fizer um trabalho, ele vai esperar que haja um retorno por parte sua. Dessa forma, quando precisar dar um feedback, siga esses passos:

    1. Fale imediatamente: pois facilita e acelera o processo de resolução do problema.
    2. Seja claro(a) na mensagem: voltar no tempo é uma opção ruim. O importante é focar na ação que foi entregue e não e questionar os porquês disso.
    3. Acompanhe o que acontece depois: fique atento às mudanças que ocorrem após a conversa de feedback. Demonstre que está interessado(a), acompanhando e dando apoio.

    Por fim, podemos dizer que ser um grande líder não é um caminho fácil, mas se você buscar sempre aprimorar e desenvolver suas habilidades e da sua equipe, terá sucesso e despertará em seus colaboradores um orgulho de fazer parte.

    Caso queira saber mais sobre o verdadeiro papel dos líderes nas organizações, clique aqui.

    Conheça mais sobre o nosso treinamento de liderança, acessando: http://blog.qualylife.com.br/o-papel-dos-lideres-nas-organizacoes/

    Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

    Deixe uma resposta