• Como manter minha competitividade no mercado?

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    Quando temos um objetivo sólido, é muito difícil de desistir dele. Como diz Mário Sérgio Cortella: “não existe fracasso no insucesso, o fracasso está na desistência”. E quando falamos de competitividade, sabemos que vivemos em um Oceano Vermelho, onde a concorrência não tem fim e está cada vez mais afiada. Por isso, se manter insistente no seu objetivo faz parte do sucesso.

    O mercado está em constante mudanças e, para se manter entre os primeiros, é necessário estar atualizado. Além disso, a sua equipe também deve estar alinhada e trazer soluções criativas. Querendo ou não, tudo que é novo atrai novos olhares, seja sua empresa antiga ou não. A competitividade deve ser um combustível para manter-se sempre engajado.

    O que é competitividade no mercado?

    A palavra competitividade significa a capacidade de uma organização em conseguir cumprir suas missões, com uma maior taxa de êxito do que suas concorrentes. Ela sempre vai pelo caminho de satisfazer as expectativas e necessidades dos consumidores, alinhado aos objetivos e à missão da empresa.

    Quando citamos o mercado empresarial, também se ressalta a rentabilidade. Você está ganhando mais ou menos que seus concorrentes? Se a resposta for menos e você estão em um mesmo patamar (tamanho, número de funcionários e clientes), a probabilidade da sua empresa decair perante o mercado é maior. Pois isso significa que o seu concorrente está ganhando parcela de mercado e atraindo bons compradores. Dessa forma, torna-se necessário conhecer qual é a sua área de atuação antes de definir os seus, sejam eles diretos ou indiretos.

    Quando falamos no Brasil sabemos que a crise econômica de 2016 e 2017 mexeram na competição entre empresas, deixando-a mais baixa. Mas o cenário de 2018, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), fez a economia crescer em pouco mais de 1%, assim como o consumo das famílias, fazendo com que haja um aumento na competitividade atualmente.

    Por todos os fatores falados acima, veja o investimento em gestão empresarial como uma boa prática, uma vez que ajuda a contribuir com a competitividade do mercado e com a posição da sua empresa perante a concorrência.

    Os 5 passos para manter a competitividade no mercado

    O que faz uma empresa se manter competitiva? A palavra “competitividade” foi procurada no Google cerca de 6.600 vezes por mês no último ano. Ou seja, muitas pessoas estão preocupadas com o assunto atualmente. Por isso, separamos os 5 passos para manter a competitividade no mercado, veja abaixo:

    competitividade

    1. Habilidade de negociar

    Tudo que é bom de verdade, resiste ao tempo e às adversidades. E a habilidade de negociação sua ou do seu departamento comercial/vendas tem tudo a ver com essa alegação. Buscar alternativas e entender a dor do cliente significa somar experiências e demonstrar empatia. Com isso é possível integrar, encantar e fechar negócio.

    2. Reputação

    A imagem da empresa sempre deve estar ligada ao que ela acredita. Éticas, valores e princípios são necessários para que haja um encontro entre colaborador e empresa e, no ambiente externo, eles devem representar a organização como um todo, criando uma imagem de integridade.

    3. Capacidade de inovação

    Quando se fala de inovação, devemos ter o foco tantos nos produtos e/ou serviços oferecidos, como nos processos. E, para que isso aconteça, olhar para as necessidades do público-alvo e o que a concorrência está fazendo é essencial. Pensem bem, se depois dessas observações você verificar que há uma deficiência no fornecimento de algum produto no mercado, algo que as pessoas estão realmente buscando, e sua empresa é capaz de produzi-lo e fornecê-lo, pode ser uma grande virada para você. Assim como uma óbvia amostragem de capacidade de inovação.

    4. Manter a qualidade

    Por mais que você inove, tenha uma boa reputação e seja capaz de estar a frente das novidades do mercado, manter a qualidade é essencial. Isso se dá desde a produção até a entrega e o pós-venda. E também deve ser trabalhado para novos clientes e para os antigos, pois a fidelização é importantíssima para ter clientes fixos e garantir um lucro mensal.

    5. Velocidade de entrega

    Se está acontecendo uma corrida entre bons velocistas, quem vence é quem chega primeiro, certo? Por isso, se você não for rápido na entrega, alguém será o Usain Bolt por você. Aqui não estamos falando para que você passe noites sem dormir e ofereça prazos impossíveis. Mas sim para planejar-se bem para tomar decisões e responder ao mercado de maneira hábil.

    Há outro ponto para se pensar: quando mais veloz, mais inovadora e produtiva se torna a empresa. Dessa forma, o líder e a equipe devem estar sempre atualizados e com o planejamento em dia. Assim, é possível prever riscos e superar os obstáculos pelo caminho. Como dizia Carlos Drummond de Andrade: “Nunca me esquecerei desse acontecimento, na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho
    tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Qual é a sua pedra? Você está trabalhando para tirá-la do caminho?

    Dica: 5 forças de Porter

    Além dos passos que falamos acima, as 5 forças de Porter são relevantes quando falamos do assunto, pois trata dos fatores competitivos:

    • Rivalidade entre os concorrentes: como está a sua concorrência, acirrada?
    • Poder de negociação dos clientes: qual a quantidade da oferta e procura?
    • Poder de negociação dos fornecedores: há uma quantidade razoável de fornecedores disponíveis no mercado?
    • Ameaça de novos concorrentes: há novos players que podem diminuir sua fatia de mercado? Como impedi-los?
    • Ameaça de produtos substitutos: quanto os seus produtos e/ou serviços são únicos? Alguma outra empresa pode substituí-los?

    Enfim, com tudo que foi falado acima, podemos concluir que manter sua competitividade em dia é trabalho duro e inovar sempre. Buscando oferecer o melhor para o cliente e tendo uma entrega rápida de altíssima qualidade.

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    Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

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