• Auditoria de PDV: por que está em alta?

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    Com tantas mudanças no mercado, é imprescindível que as empresas estejam alinhadas em seus processos e que ofereçam aos seus clientes um ambiente que passe credibilidade e sensações ligadas à felicidade. Somos parte de um novo mercado, que está sempre inovando e buscando a maior proximidade possível com o consumidor. Dessa forma, a auditoria de PDV vem tomando seu espaço.

    O que é auditoria de PDV?

    A auditoria no ponto de venda oferece às empresas a confirmação de que suas diretrizes previamente definidas estão sendo utilizadas na rotina de suas lojas. Este processo engloba desde os aspectos físicos do ambiente, até os aspectos operacionais, onde entram os colaboradores. Com uma auditoria feita por profissionais qualificados, você consegue avaliar pontos como:

    • Evidenciação da marca e identidade visual;
    • Execução das diretrizes estabelecidas;
    • Política de preços;
    • Pontos extras (ilhas, mix de produtos, gôndolas);
    • Comportamento dos colaboradores em seu ambiente de trabalho;
    • Padronização dos funcionários;
    • O nível de conforto oferecido pelo seu ponto de venda;
    • Perfil dos clientes/lojas/consumidores x mix de produtos;
    • Estocagem, retorno, trocas, substituições, validade e “frescor” dos produtos;
    • Ações promocionais internas e externas.

    A experiência do cliente é tudo!

    Você já parou para pensar o que faz um consumidor se tornar promotor da marca ou voltar inúmeras vezes a fazer uma compra? Se sim, então já sabe que a experiência que ele tem com a sua marca é a base para esse relacionamento. Uma vez que ele se sente bem, pode considerar voltar no seu estabelecimento mais vezes.

    Quando você vai comer em algum restaurante, tem a maior satisfação quando as filas estão pequenas, a entrega é rápida, a comida está gostosa e os preços cabem no seu bolso. Caso contrário, o cliente contará como uma experiência ruim e avaliará o seu restaurante de forma negativa. Já pensou o estrago que causaria para a sua marca?

    E quando há uma concorrência ao redor com nome equiparado ou mais forte que o seu, aí fica mais difícil diferenciar a sua loja, pois além de atendimento de excelência, você deve ter uma estrutura que chame atenção, em um local de movimento, com um ambiente acolhedor e que demonstre que é ali que o consumidor passará bons momentos.

    Então, não é exagero dizer que, se o cliente se sentir bem, ele irá avaliar positivamente o seu estabelecimento, com o mesmo rigor que ele avaliaria com a experiência negativa. Prezamos por experiência, e o ponto de venda é o lugar dessa história.

    AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação

    Apesar de ser um termo muito utilizado na área de vendas, também pode ser (e é) muito útil quando falamos de auditoria de PDV. Segundo o site RD Station, o conceito “representa as quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente deve passar, de maneira progressiva, para tomar a decisão de conversão”.

    E quando falamos do significado de cada letra, perceba que os todos itens (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) ocorrem no seu estabelecimento, e tudo vai depender da sua identidade visual e da disposição dos seus produtos e preços. Abaixo deixamos um infográfico para você entender melhor sobre este conceito:

    auditoria de pdv

    Como estão os seus processos?

    Aqui estamos te perguntando: os seus atendentes, vendedores, caixas, gerentes e demais colaboradores estão alinhados com os processos definidos previamente no seu planejamento? Há uma linha de raciocínio a ser seguida: recepção, entendimento das necessidades, convencimento e venda? Pois é durante esse processo que o seu consumidor terá a oportunidade de se informar, fazer pedidos, elogios, reclamações, efetuar a compra e demais atividades.

    Outro ponto é cuidar da ambientação da sua loja, afinal, é com ela que você chama o seu consumidor. Dessa forma, separamos os itens a seguir para você se manter atento(a):

    • Decoração;
    • O conforto do ambiente (sofás, mesas, provadores, ar-condicionado, etc);
    • A visibilidade dos produtos;
    • A precificação nos lugares certos;
    • Uniformização dos seus colaboradores;
    • Destaque para as promoções ativas.

    Resumindo, a identidade visual da sua empresa deve estar clara externa e internamente ao seu estabelecimento. Dessa forma, se você busca por mais dicas, deixamos aqui o artigo do site Marketing com Café para te orientar em como cuidar do seu ambiente de vendas e atrair mais clientes.

    Mas como ocorre a auditoria de PDV?

    A auditoria de ponto de venda, apesar de ser simples, exige uma equipe experiente e bem treinada, que entenda a fundo os objetivos da empresa com esta ação. Os auditores, treinados, têm o papel de ir até o estabelecimento e verificar como ocorrem os processos. Eles checam itens como:

    • Disposição dos produtos e preços;
    • Iluminação (e, se for o caso, o aroma da loja);
    • Qualidade do ambiente;
    • Conforto;
    • Limpeza;

    Além disso, fotografam e registram em seus relatórios o que está indo contra as diretrizes da empresa e evidenciam pontos a serem melhorados.

    É comum que muitas empresas, por conta da correria do dia a dia, se esqueçam de pensar na auditoria de PDV como um meio de alinhar a sua comunicação, ainda mais quando falamos de redes de franquia ou lojas que se expandem por conta de uma demanda maior.

    E deixar de cuidar do seu PDV é um erro! Tenha um plano bem delineado e gerencie-o através do seu time de auditores para garantir a resolução dos problemas do seu PDV e acompanhar continuamente o trabalho da sua equipe.

    A auditoria em ponto de venda é uma das chaves para um negócio de sucesso. Quer ser bem-sucedido em seus resultados? Conte com a Qualylife, há 15 anos ajudando nossos clientes no desenvolvimento organizacional.

    Elaborado por: Rafaella Guita – Departamento de Marketing

     

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