• A boa comunicação move as empresas, como anda a da sua?

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    O ser humano se comunica desde os primórdios da vida. Estamos sempre em busca de novas formas de interação com o outro, seja na forma escrita, falada, visual, virtual ou pelo toque. Mas já parou para pensar que, dentro da sua empresa, uma comunicação bem feita traz bons frutos?

    Segundo o dicionário Aurélio comunicação é: transmitir, corresponder, propagar, saber fazer, etc. E é sobre isto que vamos discutir neste artigo. A comunicação, em todos os seus aspectos, como removedora de obstáculos nas relações empresa x colaborador x cliente.

    A comunicação assertiva e o novo colaborador

    Passamos 8 horas diárias (ou até mais!) ao lado de nossos colegas de trabalho, líderes e, em muitos casos, clientes. Portanto, devemos entender que o modo como falamos e nos expressamos é essencial na passagem de novas informações.

    Ou seja, tudo flui melhor quando há uma comunicação assertiva, que deixa claro o que está sendo discutido, sem dúvidas ou mal entendidos. Por exemplo, sua empresa recebeu um novo funcionário e você:

    1. Interage com ele, explicando a cultura da empresa e as tarefas gerais e secundárias do cargo ou;
    2. Simplesmente deixa uma folha ao lado do computador dele com o que precisa ser feito?

    Pois se você respondeu a segunda opção, entenda que podem haver grandes falhas durante o processo de conhecimento e desenvolvimento deste colaborador. Afinal, ele ainda não está familiarizado com seu ambiente e suas novas atividades. Além disso, pelo menos a grande maioria, possui pensamentos já moldados que podem, em um futuro próximo, bater de frente com a cultura organizacional.

    Nestes casos, a famosa “meia palavra” não basta. É preciso encontrar a melhor maneira de passar o recado, também fazendo com o que o novo funcionário se sinta parte da organização e entenda sua função desde o início.

    As equipes de trabalho se comunicando

    O trabalho em equipe, se não for bem estruturado, já fica complicado, não é mesmo? E se a comunicação for falha ou cheia de obstáculos, pior ainda.

    Informações desconexas ou duplicadas, “telefone sem fio” longo e confuso, falta de provas físicas via e-mail, entre outros, são fatos que diminuem o rendimento de uma equipe e podem causar conflitos.

    Por isto, anote aí estas 3 dicas para a comunicação da sua equipe:

    1. Crie processos padronizados de comunicação aplicáveis a todos, como o envio de e-mails para formalizar pedidos e processos;
    2. Identifique o que é essencial a ser conversado naquele momento ou situação;
    3. Faça comunicação constante, sendo por reuniões semanais/mensais ou através de painéis informativos.

    Todos esses passos, além de melhorar a performance, também eleva a produtividade da equipe. Além do que foi dito acima, também não se esqueça do valor do feedback, pois ele fortalece a comunicação líder x colaborador.

    comunicação

    Tudo deve estar claro para o cliente

    Novo colaborador informado e focado, equipe em sintonia, mas e o cliente? Como está a comunicação entre vocês? Afinal, é ele quem vai responder a todos os seus serviços, produtos e esforços de comunicação.

    Além disto, o consumidor está empoderado com o advento das redes sociais e demais formas de avaliação instantânea. Se a sua empresa comete qualquer erro, logo todos já estão sabendo, podendo virar até notícia dependendo da gravidade da situação.

    Veja o funil de vendas abaixo:

    comunicação

    Para cada etapa, a comunicação que você tem com o cliente é a chave para que ele passe para a próxima e continue retornando para a sua empresa.

    Quando este cliente estiver fidelizado, pratique também a Pesquisa de Satisfação de Clientes. Com ela você consegue avaliar a qualidade do serviço/produto entregue e também verificar processos logísticos e de comunicação a serem melhoradores.

    As principais falhas na comunicação dentro de uma empresa

    Você sabe listar, de cabeça, quais são as principais falhas de comunicação na sua empresa? Se não conseguiu, abaixo falaremos das 4 mais importantes. Imprima e cole na sua mesa, e a comunicação com a sua e as demais equipes irá melhorar.

    • Liderança distante

      Uma das funções principais de um líder é estar atendo a qualquer falha ou ruído que surge durante o diálogo. Afinal, estes podem gerar problemas sérios dentro de processos. Ademais, é importante que engaje a equipe a fazer reuniões e a ter contato constante.

    • Retrabalho constante

      Se você começar a perceber que constantemente há um trabalho a ser refeito, algo está errado no que é comunicado. Quando ela é clara, a execução das atividades é assertiva. Assim, esteja certo que o outro entendeu o que você disse e busque soluções para que o mesmo erro não se repita.

    • Falta de união da equipe

      Percebeu que a equipe só conversa através de e-mail? Então, com certeza, a comunicação está com problemas. Portanto, é importante que todos saibam sua função e dos outros. Ou seja, isto influencia no pensamento de unidade e incentiva o envolvimento com o trabalho em geral.

    • Problemas na imagem da empresa

      Se a sua empresa não está bem vista no mercado, com certeza é uma reflexão da comunicação interna. Pense bem, todas as falhas de dentro, aparecem fora, não é? Por isto, cuide do diálogo com seus colaboradores e faça com que o cliente seja fidelizado a sua marca.

    Comente abaixo como anda a comunicação da sua empresa!

    Acesse nosso site para mais informações sobre nossos trabalhos de Comunicação: http://materiais.qualylife.com.br/comunicacao

    Rafaella Guita, Assistente de Marketing Digital.

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